Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13686
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCouto, Edilece Souza-
dc.contributor.authorSales, Tatiane da Silva-
dc.creatorSales, Tatiane da Silva-
dc.date.accessioned2013-11-18T17:21:34Z-
dc.date.available2013-11-18T17:21:34Z-
dc.date.issued2013-11-18-
dc.date.submitted2010-03-20-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13686-
dc.description.abstractA dissertação teve por objetivo analisar o processo educacional em São Luís do Maranhão, no período compreendido entre os anos de 1889 a 1930, com enfoque para a situação feminina, atentando especialmente para mulheres da classe média e alta da capital maranhense. Dentro do entendimento de uma educação pública fornecida em São Luís, a pesquisa primou pela observação de ‘fragmentos’ históricos que evidenciem como as mulheres apropriaram-se dessa formação escolar e conseguiram ocupar mais espaços no meio social, desenvolvendo atividades profissionais, e ultrapassando os usos da educação ainda limitada que lhes era fornecida e entendida como completa. Percebe-las enquanto alunas e profissionais imersas nas transformações que este período de transição, do século XIX para o XX, vivenciou foi um dos destaques dessa dissertação.The dissertation was to analyze the educational process in São Luís, in the period between the years 1889 to 1930, focusing on the situation of women, especially focusing on women of middle and upper classes of the capital of Maranhão. Within the understanding of public education provided in São Luís, research focus on the 'fragments' historical documents showing how women appropriated in this school and they have occupied more space in the social environment, developing professional activities, and overcoming the uses education still limited which they were given and understood as complete. The students and professionals was been immersed in the changes that this period of transition, of the nineteenth and twentieth centuries, has experienced one of the highlights of this dissertation.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMApt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInstruçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectSão Luíspt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSocietypt_BR
dc.titleBrechas para emancipação: usos da instrução e educação feminina em São Luís na Primeira Repúblicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesVanin, Iole Macedo-
dc.contributor.refereesAras, Lina Maria Brandão de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filsofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsFFCH-PPGHpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_completa_tat1.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.