Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13153
Tipo: Tese
Título: Associação de ascaris lumbricoides com a asma e sua distribuição espacial no bairro do pedregal - Campina Grande – PB
Título(s) alternativo(s): Programa de pós-graduação em medicina e saúde
Autor(es): Bragagnoli, Gerson
Autor(es): Bragagnoli, Gerson
Abstract: OBJETIVO: Estudar a associação entre asma e ascaridíase e sua distribuição espacial em crianças de 2 a 10 anos de idade, no bairro do Pedregal – Campina Grande - PB METODOLOGIA: Estudo transversal, no período de Janeiro e Novembro de 2007. Foram aplicados 1004 questionários padrão International Study of Asthma And Allergy in Childhood (ISAAC), e entregue o recipiente para coleta de material fecal. No exame parasitológico de fezes foi utilizado o método de Ritchie, para o cálculo da carga parasitária foi utilizado o método de Kato-Katz. A posição geográfica das residências foi registrada com um aparelho de GPS GARMIN. Foram utilizados o teste t e teste qui-quadrado (2) de Pearson e de Tendência Linear e Regressão Logística, com Odds Ratio (OR) e Intervalo de Confiança (IC). Para analise espacial o banco de dados e as coordenadas geográficas foram organizados no programa ArcGis 9.3, foi definida uma largura de banda de 50 metros e grade regular composta de 5 x 5 células. RESULTADOS: Associações das cargas parasitárias leve e pesada foram significativas para todos os sintomas da asma (p<0,05). Associações significativas também foram encontradas entre infectados com gênero, escolaridade materna e media de idade; e entre infectados e asmáticos com a faixa etária, renda familiar, média de idade e portadores da co infecção A. lumbricoides e T. trichiura (p<0,05). A análise de Kernel da associação da infecção por A. lumbricoides com a asma, mostrou que não existe homogeneidade na distribuição dos casos, e os clusters tendem a se concentrar nas áreas mais altas do bairro, relativamente distantes da vala de esgoto a céu aberto que atravessa o bairro. A utilização da regressão logística permitiu identificar as variáveis preditoras da asma. CONCLUSÃO: A carga parasitária leve da infecção por A. lumbricoides se apresentou como fator de proteção para a asma e mascara seus sintomas enquanto a carga parasitária alta, caracterizada como fator de risco, evidencia seus sintomas. As análises de Kernel (densidade e razão de risco) indicaram os locais de maior risco da contaminação por A. lumbricoides, e a regressão logística identificou as variáveis independentes estatisticamente significantes para os riscos de asma.
Palavras-chave: Parasitas
Ascaris lumbricoides
Analise espacial
Densidade de Kernel
Analise space
Kernel density
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13153
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Tese (PPGMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE FINAL TOTAL 19-09.pdf4,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.