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dc.contributor.authorBispo Júnior, José Patrício-
dc.creatorBispo Júnior, José Patrício-
dc.date.accessioned2013-10-07T12:52:24Z-
dc.date.available2013-10-07T12:52:24Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.issn0104-5970-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13123-
dc.descriptionp. 655-668pt_BR
dc.description.abstractDiscute a formação em fisioterapia no Brasil, problematizando aspectos da expansão do ensino, o campo de atuação e o perfil profissional. A abertura de novos cursos atingiu acelerada expansão a partir de 1997, porém de forma desregulada, com privatização do ensino e concentração geográfica dos cursos. A ampliação do número de cursos e a maior oferta de profissionais não resultaram em maior acesso da população à assistência em fisioterapia. O modelo da formação adotado tem sido o curativo-reabilitador privatista, inadequado à nova realidade epidemiológica e ao atual modelo de atenção à saúde. Observam-se, nos últimos anos, o surgimento de iniciativas de mudanças no ensino da fisioterapia e a construção de outro perfil profissional.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.sourcehttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702009000300005pt_BR
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino da saúdept_BR
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.titleFormação em fisioterapia no Brasil: reflexões sobre a expansão do ensino e os modelos de formaçãopt_BR
dc.title.alternativeHistória, Ciências, Saúde-Manguinhospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.numberv. 16, n. 3pt_BR
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