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dc.contributor.advisorJanotti Junior, Jeder Silveira-
dc.contributor.authorLima, Tatiana-
dc.creatorLima, Tatiana-
dc.date.accessioned2013-09-20T18:39:15Z-
dc.date.available2013-09-20T18:39:15Z-
dc.date.issued2013-09-20-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13009-
dc.description.abstractEsta tese tem como objetivo discutir algumas das principais reconfigurações da música popu-lar urbana decorrentes da progressiva digitalização de sua cadeia de produção. A abordagem segue uma perspectiva comunicacional pautada nos estudos culturais latino-americanos, prin-cipalmente no mapa das mediações traçado por Jesús Martín-Barbero, com atenção também para a midiatização e suas implicações na produção, circulação e consumo de música. Consta-tou-se que houve uma ampliação das mediações socioculturais e comunicacionais em torno da música e uma consequente redistribuição de poderes entre os agentes envolvidos direta e indi-retamente com a cultura musical, além do ingresso de novos agentes no circuito. A tese de-monstra ainda que está em curso uma diversificação nas lógicas de produção da música. O modelo um-todos, predominante durante século XX, agora convive com novas alternativas possibilitadas pelas plataformas digitais e pela cultura colaborativa. No âmbito das competên-cias da recepção, os usos sociais da música envolvem atualmente a produção de conteúdos pelos consumidores; a participação dos ouvintes na configuração sonora e na confecção de outros materiais relacionados à música em conjunto com os produtores; além de ações que geram modos de circulação diferidos e difusos com relação ao planejado na instância da pro-dução, implicando na ampliação das midiatizações da música. Constatou-se ainda que a am-pliação do consumo processual da música e o surgimento de novas práticas na cultura musical demandam aos músicos novas habilidades e competências para além de compor e executar composições. Os formatos industriais vigentes no século XX também sofreram tensões. Veri-ficou-se que os formatos álbum e canção incorporam influências de novos formatos culturais como ringtones; lançamentos de músicas em plataformas de games; playlists criados por ou-vintes; disponibilização de música em sites e em outras plataformas digitais. Do ponto de vis-ta metodológico, a tese pretende contribuir para o estabelecimento de ligações entre os aspec-tos econômicos e as implicações socioculturais relacionadas ao consumo da música. O méto-do empreendido buscou descrever e discutir práticas da recepção com atenção para sua influ-ência nas reconfigurações da economia e na redistribuição de poderes da cadeia musical.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCultura musicalpt_BR
dc.subjectMediaçõespt_BR
dc.subjectMidiatizaçõespt_BR
dc.subjectEconomia da músicapt_BR
dc.subjectCirculação musicalpt_BR
dc.titleO Balanço do Bit: mediações da música na era digitalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubFaculdade de Comunicação - UFBApt_BR
dc.identifier.number1pt_BR
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