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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13009
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Janotti Junior, Jeder Silveira | - |
dc.contributor.author | Lima, Tatiana | - |
dc.creator | Lima, Tatiana | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-20T18:39:15Z | - |
dc.date.available | 2013-09-20T18:39:15Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-20 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13009 | - |
dc.description.abstract | Esta tese tem como objetivo discutir algumas das principais reconfigurações da música popu-lar urbana decorrentes da progressiva digitalização de sua cadeia de produção. A abordagem segue uma perspectiva comunicacional pautada nos estudos culturais latino-americanos, prin-cipalmente no mapa das mediações traçado por Jesús Martín-Barbero, com atenção também para a midiatização e suas implicações na produção, circulação e consumo de música. Consta-tou-se que houve uma ampliação das mediações socioculturais e comunicacionais em torno da música e uma consequente redistribuição de poderes entre os agentes envolvidos direta e indi-retamente com a cultura musical, além do ingresso de novos agentes no circuito. A tese de-monstra ainda que está em curso uma diversificação nas lógicas de produção da música. O modelo um-todos, predominante durante século XX, agora convive com novas alternativas possibilitadas pelas plataformas digitais e pela cultura colaborativa. No âmbito das competên-cias da recepção, os usos sociais da música envolvem atualmente a produção de conteúdos pelos consumidores; a participação dos ouvintes na configuração sonora e na confecção de outros materiais relacionados à música em conjunto com os produtores; além de ações que geram modos de circulação diferidos e difusos com relação ao planejado na instância da pro-dução, implicando na ampliação das midiatizações da música. Constatou-se ainda que a am-pliação do consumo processual da música e o surgimento de novas práticas na cultura musical demandam aos músicos novas habilidades e competências para além de compor e executar composições. Os formatos industriais vigentes no século XX também sofreram tensões. Veri-ficou-se que os formatos álbum e canção incorporam influências de novos formatos culturais como ringtones; lançamentos de músicas em plataformas de games; playlists criados por ou-vintes; disponibilização de música em sites e em outras plataformas digitais. Do ponto de vis-ta metodológico, a tese pretende contribuir para o estabelecimento de ligações entre os aspec-tos econômicos e as implicações socioculturais relacionadas ao consumo da música. O méto-do empreendido buscou descrever e discutir práticas da recepção com atenção para sua influ-ência nas reconfigurações da economia e na redistribuição de poderes da cadeia musical. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Cultura musical | pt_BR |
dc.subject | Mediações | pt_BR |
dc.subject | Midiatizações | pt_BR |
dc.subject | Economia da música | pt_BR |
dc.subject | Circulação musical | pt_BR |
dc.title | O Balanço do Bit: mediações da música na era digital | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Faculdade de Comunicação - UFBA | pt_BR |
dc.identifier.number | 1 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PÓSCOM) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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