Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12946
Tipo: Dissertação
Título: Qualidade de Vida Relacionada à Saúde após Acidente Vascular Encefálico em Adultos Participantes de Programa de Reabilitação
Autor(es): Oliveira, Marcos Roberto
Autor(es): Oliveira, Marcos Roberto
Abstract: Introdução: As sequelas do Acidente Vascular Encefálico (AVE) podem causar prejuízos das funções motoras, limitação das atividades de vida diária, depressão e restrições para o convívio social, assim influenciando na percepção da qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS). O objetivo de estudo foi investigar a percepção da qualidade de vida de indivíduos após AVE antes e depois de participarem de programa de reabilitação neurológica. Métodos: Estudo quase-experimental, sem grupo controle, onde foram avaliados consecutivamente, pacientes, na admissão e na alta do Programa de Reabilitação Neurológica do Hospital SARAH de Salvador/BA. Os seguintes instrumentos de avaliação foram utilizados: Stroke Impact Scale (SIS), Medida de Independência Funcional - parte motora (MIF), Escala de Rankin Modificada (mRankin), Escala de Depressão Geriátrica (GDS-15), Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (EHAD) e questionário sociodemográfico. O programa de reabilitação consiste de 4-6 semanas de internação com atendimentos por equipe interdisciplinar. Pacientes com outras doenças neurológicas associadas, alterações cognitivas e afasia de moderada a grave foram excluídos do estudo. Resultados: Avaliados 25 pacientes, sendo 12 com AVE hemorrágico e 13 com AVE isquêmico (11 homens e 14 mulheres, média da idade 48 anos +/- 15,2, e média do tempo de lesão 17,2 meses). 10 pacientes (40%) recebiam auxílio doença, 12 (48%) eram aposentados, 12 eram economicamente da classe C1 (48%) e apenas 4 pacientes apresentavam sintomas depressivos. Após o programa de reabilitação, houve ganho nas médias do desempenho físico (mRankin admissão 3(1-4); mRankin alta 1(0-4)), funcional (MIF admissão 72,8 +/- 14,1; MIF alta 83,3 +/- 11,9) e em 8 domínios da SIS, exceto no domínio comunicação (p=0,081). Conclusões: Na amostra estudada, os pacientes apresentaram maior comprometimento da qualidade de vida relacionada à saúde, sendo que os domínios mais afetados foram: força, função da mão e participação. A participação em programa de reabilitação refletiu em ganho no desempenho físico, funcional e na percepção da QVRS após AVE.
Palavras-chave: Qualidade de Vida
Acidente vascular encefálico
Reabilitação
Incapacidade
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12946
Data do documento: 16-Set-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPgCS)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.