Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12876
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaia, Guilherme de Jesus-
dc.contributor.authorEsteves, Ana Camila de Souza-
dc.creatorEsteves, Ana Camila de Souza-
dc.date.accessioned2013-09-09T16:34:02Z-
dc.date.available2013-09-09T16:34:02Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12876-
dc.description.abstractEsta dissertação busca ampliar os estudos da autoria no campo cinematográfico, pensando a instância autoral a partir da análise narrativa de um filme, e não somente através da instância da personalidade, instaurada pela política dos autores. Com base nas discussões sobre a enunciação no cinema, a partir do suporte teórico dos narratólogos do cinema François Jost e André Gaudreault, bem como da revisão teórica aportada por Arlindo Machado, buscamos compreender como o autor aparece construído na própria enunciação do texto cinematográfico, indicando ao espectador que existe ali uma instância que conta a história. Nosso suporte metodológico está em David Bordwell e sua noção de “filme autoconsciente”, conceito que utiliza para abordar filmes “de arte e ensaio”, aqueles que considera ter uma estrutura narrativa que se revela ao espectador. Nossa hipótese é a de que filmes autoconscientes nos ajudam a compreender a instância autoral que se manifesta na narrativa, e para testá-la analisamos dois filmes que apresentam narrativas autoconscientes, segundo a definição de Bordwell, e que nos ajudam a pensar o autor dentro da estrutura da narrativa. São eles Lucía y el Sexo (de Julio Medem, Espanha, 2001) e La Soledad (de Jaime Rosales, Espanha, 2007).pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectEnunciaçãopt_BR
dc.subjectAnálise fílmicapt_BR
dc.titleDa autoria e enunciação no Cinema: uma análise do autor a partir das estruturas da comunicação narrativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Camila Esteves.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.