Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12866
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFernandes, Josicélia Dumêt-
dc.contributor.authorTeixeira, Giselle Alves da Silva-
dc.creatorTeixeira, Giselle Alves da Silva-
dc.date.accessioned2013-09-09T13:55:16Z-
dc.date.available2013-09-09T13:55:16Z-
dc.date.issued2010-12-10-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12866-
dc.description.abstractA presente investigação teve como objetivo analisar como vem se dando o conhecimento dos discentes de enfermagem sobre o Sistema Único de Saúde. Trata-se de um estudo realizado com discentes de três escolas da cidade do Salvador; uma pesquisa qualitativa cujos dados foram coletados através de Entrevistas semi-estruturadas e os discursos analisados à luz da literatura publicada sobre o objeto deste estudo, utilizando a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Das falas dos sujeitos emergiram duas categorias de análise: Caracterização do Sistema Único de Saúde e Cenários de Aprendizagem. Os resultados apontaram que os estudantes possuem visões diversas sobre o SUS; os princípios e diretrizes do SUS são parcialmente conhecidos pelos estudantes; as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde são relatadas como serviços oferecidos pelo SUS. Entre as estratégias utilizadas pelas escolas/cursos para a construção do conhecimento sobre o SUS estão a diversificação dos cenários de aprendizagem e as atividades de pesquisa e extensão. As Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação em Enfermagem têm provocado mudanças nos currículos e projetos pedagógicos das escolas/cursos. Essas mudanças, no entanto, não tem sido capazes de provocar transformações significativas na formação das enfermeiras, a qual ainda está voltada para as atividades de recuperação da saúde, desenvolvidas de forma fragmentada e desarticulada com as necessidades de saúde da população. Os cenários de aprendizagem mudaram, a pesquisa e extensão foram incorporadas à formação, mas as práticas desenvolvidas continuam fragmentando o saber e atendendo a lógica do atendimento individual e curativo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.sourcewww.pgenf.ufba.brpt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectSUSpt_BR
dc.titleSistema Único de Saúde: conhecimento de discentes de graduação em enfermagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGENF)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.