Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12823
Tipo: Dissertação
Título: Sistemática da família Cassidulidae (Echinoidea: Cassiduloida) e considerações taxonômicas e paleobiogeográficas
Autor(es): Souto, Camila
Autor(es): Souto, Camila
Abstract: Os cassidulóides têm proporcionado grandes desafios aos taxonomistas que tentam classificá-los, provavelmente por se tratar de um grupo artificial. Estudos filogenéticos da ‘ordem’ resultaram em topologias com baixa resolução devido à falta de informação acerca de alguns táxons e sinais de exaustão de caracteres ao longo da evolução de suas famílias. Dentre elas, a família Cassiulidae é composta por cinco a seis gêneros e pouco se sabe sobre o relacionamento entre seus gêneros, visto que análises ao nível de ordem incluíram poucas espécies desta família. Neste trabalho foram realizadas análises cladísticas para propor uma hipótese de relações filogenéticas entre os gêneros da família Cassidulidae. A análise principal incluiu 16 cassidulídeos e 33 caracteres morfológicos. As análises seguintes tiveram como objetivo verificar a influência dos dados faltantes e da inclusão de táxons fósseis na topologia encontrada. Cada uma das três análises resultou em uma única árvore mais parcimoniosa, em geral, bem resolvida. As relações de parentesco foram: (Eurhodia relicta (demais Eurhodia) + ((Australanthus + Cassidulus malayanus) + (Paralampas (Cassidulus + Rhyncholampas)))). Tanto a quantidade de dados faltantes quanto a exclusão de espécies fósseis não afetaram negativamente a resolução da árvore. Os resultados obtidos indicaram a necessidade de estudar a taxonomia, principalmente, dos gêneros Eurhodia, Cassidulus e Rhyncholampas e a exclusão de Cassidulus malayanus e Eurhodia relicta dos seus respectivos gêneros. Possíveis ocorrências de processos heterocrônicos foram detectadas, a exemplo da evolução do gênero Rhyncholampas por peramorfose e do gênero Paralampas por pedomorfose. Os cassidulídeos provavelmente se originaram no Cretáceo Tardio e novidades não foram adicionadas à sua evolução. Como resultado, processos heterocrônicos devem ter desempenhado um papel importante na diversificação da família. Evidências de processos heterocrônicos obtidas a partir da análise atual foram discutidas. Finalmente, um cenário paleobiogeográfico dos cassidulídeos foi proposto, com origem Tetiana e dispersão inicial, seguida por expansão e vicariância.
Palavras-chave: Cassidulidae
Systematics
Evolution
Morphology
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12823
Data do documento: 3-Set-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGBioEvo)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMILA.pdf4,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.