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dc.contributor.advisorChada, Sonia Maria Moraes-
dc.contributor.authorRaiol, Mavilda Jorge Aliverti-
dc.creatorRaiol, Mavilda Jorge Aliverti-
dc.date.accessioned2013-08-27T10:59:58Z-
dc.date.available2013-08-27T10:59:58Z-
dc.date.issued2013-08-27-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12743-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo refletir sobre as conseqüências de uma interferência institucional ocorrida na Marujada de Bragança no estado do Pará. A Marujada é uma manifestação popular que ocorre no nordeste deste estado há mais de 200 anos e se constitui de danças em louvor a São Benedito. A rabeca ou violino bragantino é o responsável pela melodia das danças. Em 2003 o Instituto de Artes do Pará – IAP identificou a falta de aprendizes tanto de tocadores quanto de artesãos da rabeca e elaborou um projeto que foi submetido e contemplado com o patrocínio da PETROBRAS através da Lei Rouanet e executado no período de 2004 e 2006. O projeto consistiu em oficinas de tocar e construir rabeca, em inventário sobre a Festa de São Benedito em Bragança e a rabeca na região, na elaboração de Caderno de Partitura com as músicas tradicionais da Marujada e de um DVD. O que ocorreu com a rabeca na comunidade bragantina e na manifestação após a interferência do IAP é a questão que permeia a presente pesquisa. Palavras chave: Rabeca, Marujada, Mudança Musical, Mudança Cultural, Pesquisa Institucional.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectRabecapt_BR
dc.titleA rabeca na marujada de Bragança/PA: o impacto de uma pesquisa institucional em uma prática musicalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Appears in Collections:Tese (PPGMUS)

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