Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12724
Tipo: Dissertação
Título: A influência do tempo de permanência em cativeiro sobre o comportamento: Um estudo de caso com Trinomys yonenagae (Rodentia: Echimyidae)
Autor(es): Alves, Ilai Moradillo Mello
Autor(es): Alves, Ilai Moradillo Mello
Abstract: A utilização de animais silvestres em experimentos é freqüentemente precedida pela aclimatação ao cativeiro, de modo a permitir que eles se habituem às condições nas quais serão mantidas e nas quais serão realizados os experimentos. No entanto, nem sempre essa habituação pode ser benéfica no que diz respeito à qualidade dos dados coletados de modo que o comportamento, a fisiologia e o bem-estar dos animais podem ser fortemente afetados por essa aclimatação. Apesar de os roedores serem muito utilizados em pesquisas laboratoriais e terem sido usados como modelos para testes de hipóteses que dizem respeito a outros taxa, não encontramos estudos comparativos averiguando os efeitos do tempo e/ou condições de cativeiro sobre o comportamento destes animais. No presente trabalho, utilizamos Trinomys yonenagae (Rodentia: Echimyidae) como modelo para investigar a influência do tempo de permanência em cativeiro sobre o comportamento animal. Analisamos o comportamento de 40 indivíduos, em duas situações (logo após a captura e em laboratório, após 5 meses de aclimatação), realizando 10 experimentos para cada sexo e situação, com dois animais (i.e., uma díade) por experimento. Para a obtenção das seqüências comportamentais exibidas pelas díades nos experimentos, utilizamos o método de amostragem “animal focal” e o método de registro “contínuo”. Nossos resultados mostram que, com exceção do grau de atividade – que foi menor em situação de laboratório, principalmente para as fêmeas –, os indivíduos de T. yonenagae não responderam de modo significativo ao tempo de permanência em cativeiro. Em particular, o grau de afiliação entre os indivíduos foi preservada ao longo dos quatro meses em cativeiro. Portanto, tomados os devidos cuidados na extrapolação das condições laboratoriais para as condições do hábitat natural, investigações realizadas em cativeiro pode ser um instrumento legítimo para o estudo do comportamento, ao menos no caso do modelo utilizado, e T. yonenagae parece ser uma espécie adequada para diversos tipos de estudo em cativeiro.
Palavras-chave: Roedores
Comportamento
Tempo em cativeiro
Comparação campo/laboratório
Trinomys yonenagae
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12724
Data do documento: 23-Ago-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (Pós-Ecologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Ilai.pdf793,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.