Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12681
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lühning, Angela Elisabeth | - |
dc.contributor.author | Thiesen, Roberto | - |
dc.creator | Thiesen, Roberto | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-22T15:19:51Z | - |
dc.date.available | 2013-08-22T15:19:51Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-22 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12681 | - |
dc.description.abstract | Este é um estudo etnomusicológico sobre os aspectos simbólicos do uso de acordeões nas práticas musicais relacionadas aos fandangos: bailes regionais realizados nos Centros de Tradições Gaúchas e nos espaços comunitários do Planalto Médio, região do estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Através da ênfase nas canções do Grupo Manotaço, o trabalho descreve e analisa as conexões simbólicas entre a música de alguns conjuntos musicais regionais, e aspectos essenciais do imaginário e da cultura regional gaúcha por meio de um estudo sustentado por trabalho de campo e revisão de literatura que abrange informações históricas, referências literárias e classificação do instrumento sob o ponto de vista organológico. Discute fatores que estabelecem relações entre simbolismo e cultura com fundamentação na literatura atinente ao assunto. Também apresenta informações sobre a invenção e a divulgação do acordeão em âmbito europeu assim como questões sobre a ligação organológica deste instrumento com a gaita de fole. Aborda o termo gaita sob o ponto de vista etimológico, tendo em vista seu emprego na região sul do Brasil, focalizando aspectos gerais que revelam funções sociais similares entre estes instrumentos musicais. A pesquisa expõe elementos históricos e etnográficos das principais correntes migratórias que convergiram para o Rio Grande do Sul no decorrer do século XIX. Acrescentado a isto, apresenta relatos de viajantes brasileiros e de visitantes estrangeiros, com uma seleção de comentários significativos em relação à vida musical na região sul, informações que fornecem bases para o trabalho de campo e as demais ações de pesquisa. A análise dos textos das canções tem como objetivo revelar aspectos do imaginário local e ampliar o enfoque interpretativo do trabalho, trazendo à tona oposições entre os modos de vida rural e urbano, características identitárias e outros temas relacionados ao uso dos acordeões e sua função simbólica no contexto dos bailes regionais no Rio Grande do Sul. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Etnomusicologia | pt_BR |
dc.subject | Acordeão | pt_BR |
dc.title | Aspectos simbólicos do uso acordeão na música fandangueira do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE ROBERTO THIESEN.pdf | 3,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.