Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12669
Tipo: Dissertação
Título: Metalotioneínas como biomarcadores de poluição por metais-traços em corpos d`água utilizando Tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus, Linnaeus, 1758) como organismos-teste.
Autor(es): Rodrigues, Igor Leonardo Pereira
Autor(es): Rodrigues, Igor Leonardo Pereira
Abstract: A atividade industrial tem potencial para gerar resíduos tóxicos que podem atingir o ambiente. Nos complexos industriais, as correntes “não orgânicas” que compõem o sistema supostamente “não contaminado” são direcionadas a bacias de contenção, cujo reuso das águas pode ser feito, fundamentando-se na comprovação de sua qualidade. O uso de biomarcadores de exposição no embasamento de ações de controle e risco permite a detecção de impactos deletérios antes que sejam manifestados em níveis de populações ou comunidades. As metalotionéinas são proteínas que indicam a presença de metais traços no ambiente. Este trabalho visou avaliar a biodisponibilidade de metais traços na água e no sedimento de diferentes pontos de Bacias de Contenção de efluentes petroquímicos, utilizando como organismos-testes juvenis de Tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus), através da indução de metalotioneínas. As tilápias foram expostas à água, proveniente de diversos pontos amostrais da bacia de contenção, bem como ao sedimento, por um período de 24 horas. Foram utilizadas 5 réplicas para cada ponto de amostragem, além de um ponto controle. Os resultados indicaram a presença de metais traços em concentrações acima das encontradas na amostra-controle, salientando a eficiência destes biomarcadores na avaliação da qualidade hídrica para o reuso industrial.
Palavras-chave: Marcadores biológicos
Indicadores biológicos
Proteína de ligação
Oreochromis niloticus
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12669
Data do documento: 21-Ago-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (Pós-Ecologia)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.