Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12662
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorEl-Hani, Charbel Niño-
dc.contributor.authorVargens, Marta Moniz Freire-
dc.creatorVargens, Marta Moniz Freire-
dc.date.accessioned2013-08-20T21:10:50Z-
dc.date.available2013-08-20T21:10:50Z-
dc.date.issued2013-08-20-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12662-
dc.description.abstractOs conteúdos de evolução são centrais no conhecimento biológico, porém, sendo abstratos e complexos, apresentam dificuldades de ensino e aprendizagem. Considerando os jogos educativos como potenciais ferramentas a aprendizagem significativa, avaliamos a eficácia da utilização de um jogo sobre seleção natural (clipsitacídeos) no ensino médio. A avaliação dos conhecimentos dos alunos, antes e depois das intervenções, sugere que houve ganho de aprendizagem em evolução, contudo, jogo e controle, contribuíram de forma semelhante na promoção deste aprendizado. Fatores relativos ao próprio contexto de ensino das escolas, como o tempo dedicado aos conteúdos de evolução e o preparo dos docentes para utilizar estas ferramentas, devem ser observados, a fim de se preservar o equilíbrio entre as funções lúdica e educativa dos jogos educativos. As dificuldades de compreensão dos conceitos foram compatíveis àquelas observadas em outros trabalhos, reforçando a importância de continuar investigando a aplicação de métodos que permitam superar estas dificuldades.pt_BR
dc.description.sponsorshipCnpqpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEvoluçãopt_BR
dc.subjectJogo Educativopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleAnálise dos efeitos do jogo Clipsitacídeos (Clipbirds) sobre a aprendizagem de estudantes do ensino médio sobre evoluçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvador (BA)pt_BR
Appears in Collections:Dissertação (Pós-Ecologia)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.