Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12606
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo do papel dos receptores 5-ht3 na área septal medial (asm) sobre a pressão sanguínea em ratos estressados e não estressados e a interação com as vias colinérgicas muscarínicas
Autor(es): Pereira, Luana
Autor(es): Pereira, Luana
Abstract: A regulação cardiovascular está diretamente relacionada à homeostasia. Diversas áreas cerebrais prosencefálicas, mesencefálicas e romboencefálicas estão relacionadas à regulação cardiovascular. A área septal medial (ASM) é parte integrante do sistema límbico e está diretamente relacionada ao controle da pressão sanguínea. Os receptores serotoninérgicos do tipo 5-HT3 localizados na ASM tem mostrado importante papel no controle da ingestão de sódio e água, além de participar de mecanismos comportamentais e cognitivos, sendo a influência sobre a regulação da pressão sanguínea ainda não suficientemente esclarecida. Há evidências de que os receptores serotoninérgicos modulam a liberação dos receptores colinérgicos muscarínicos, mas a maior parte destes estudos refere-se ao papel destes receptores na memória e em doenças neurodegenerativas. Assim, o objetivo do presente trabalho foi investigar o papel desempenhado pelos receptores serotoninérgicos 5-HT3 na área septal medial (ASM) sobre a pressão sanguínea em ratos estressados e não estressados e a interação com as vias colinérgicas muscarínicas centrais. Ratos Wistar adultos (280-300g) foram anestesiados com Cetamina/xilazina (80/11,5mg/Kg; i.p) para implante de cânula na ASM. Quatro dias após a cirurgia central os animais foram anestesiados e submetidos a outro procedimento cirúrgico para implante de cateter na artéria carótida esquerda. Após 24 horas da cateterização carotídea, foram realizadas as sessões experimentais e diferentes grupos de animais receberam microinjeções, na ASM, de m-CPBG [1-(3-Clorofenilbiguanidina)] (160 nmol/0,2μl), ondansetrona (160 nmol/0,2μl), atropina (2,5 e 5,0 nmol/0,2μl) e salina. As injeções foram combinadas de diferentes maneiras em cada protocolo experimental, sendo administradas após 30 minutos de registro da pressão sanguínea basal. A pressão arterial foi monitorada continuamente por 2 horas. Após os experimentos os animais foram eutanaziados e o cérebro removido para processamento histológico. Apenas os dados dos animais cuja cânula estava no ASM foram considerados. Para análise dos dados utilizou-se ANOVA “Two-Way”, seguido do pós-teste de Bonferroni, (p <0.05). A administração de ondansetrona na ASM gera aumento da pressão arterial, enquanto o bloqueio dos receptores colinérgicos impede a resposta hipertensiva induzida pela ondansetrona. Além disso, a administração de m-CPBG na ASM impede as respostas cardiovasculares induzidas pelo estresse.
Palavras-chave: Área Septal Medial
Receptores 5-HT3
Receptores colinérgicos
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12606
Data do documento: 16-Ago-2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Biológicas (Biologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Luana Bomfim Pereira_Versão Completa_2012.1.pdf_61,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.