Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12581
Tipo: Dissertação
Título: Efeitos modulatórios de frações do extrato somático de Trichuris trichiura em células mononucleares do sangue periférico
Autor(es): Santos, Leonardo Nascimento
Autor(es): Santos, Leonardo Nascimento
Abstract: Estudos epidemiológicos e experimentais indicam que helmintos regulam respostas imunes a aeroalérgenos através da estimulação de uma rede de regulatória. Tem sido relatado que infecção por T. trichiura e outros trichuroides levam à proteção contra atopia, doenças alergicas e autoimunes. O objetivo deste estudo foi identificar frações do extrato somático de T. trichiura (TtEFs) com atividade imunomodulatória, avaliando seus efeitos sobre a produção de citocinas por células mononucleares do sangue periférico (CMSP) de doadores saudáveis. Quatorze TtEFs (TtEF1 a TtEF14) foram obtidos pelo fracionamento do extrato somático de T. trichiura por cromatografia líquida de troca iônica. Para avaliar o efeito estimulatório das TtEFs sobre a produção de citocinas (IL-10, IL-12 p40, TNF-α, IL-5 e IL-13) por CMSP, essas células foram obtidas de doadores saudáveis e cultivados na presença das TtEFs (50 ug de proteína/mL). Efeitos inibitórios foram avaliados por incubação das células com as TtEFs e: (a) uma concentração subótima de LPS (4 UE/mL), para IL-10 e TNF-α, (b) LPS e interferon (IFN) γ (100 ηg/mL), para IL-12 p40, e (c) fitohemaglutinina (5 μg/mL), para IL-5 e IL-13. As citocinas foram quantificados por ELISA de captura. Oito das frações (TtEF6, TtEF8 a TtEF14), bem como o extrato somático de T. Trichiura, induziram a produção de IL-10, TNF-α e, em menor quantidade, IL-12 p40. Três das frações (TtEF8, TtEF9 e TtEF10) não induziram significantemente a produção de IL-12 p40. Nenhuma das frações estimulou a produção de IL-13. Estas oito frações que estimularam a produção de IL-10 foram analisados por eletroforese em gel de poliacrilamida na presença de dodecilsulfato de sódio e para a atividade inibitória sobre a produção de citocinas por CMSP estimuladas. Todas as frações inibiram a produção de pelo menos uma citocina, mas nenhuma delas inibiu a produção de IL-10. Apenas uma das frações (TtEF9) inibiu significativamente a produção de todas as outras citocinas analisadas. TtEF10 inibiu a produção de TNF-α, IL-5 e IL-13; TtEF11 reduziu a produção de ambos TNF-α e IL-12 p40; três frações (TtEF6, TtEF12 e TtEF13) inibiram apenas a produção de TNF- α e duas frações (TtEF8 e TtEF14) inibiram significativamente apenas a produção de IL-5. Os resultados obtidos indicam que T. trichiura produz mais de uma molécula com atividade imunomodulatórias. TtEF9, que, além de estimular a produção de IL-10, sub-regula a produção de todas as outras citocinas estudadas, é o melhor candidato para conter uma molécula imunoregulatória que deve ser caracterizada e purificada à homogeneidade, a fim de investigar a sua utilização como um agente terapêutico para doenças imunomediadas.
Palavras-chave: Imunomodulação;
Trichuris trichiura - Frações do extrato;
CMSP;
Citocinas.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12581
Data do documento: 14-Ago-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGIM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ICS_ Leonardo Nascimento Santos.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.