Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12580
Tipo: Dissertação
Título: Expressão das proteínas Fas e Bcl-2 sob estímulo da proteína recombinante HmuY de Porphyromonas gingivalis em células mononucleares de sangue periférico (CMSP) de indivíduos portadores de periodontite crônica
Autor(es): Carvalho Filho, Paulo Cirino de
Autor(es): Carvalho Filho, Paulo Cirino de
Abstract: A periodontite é uma doença multifatorial causada pela resposta imuno-inflamatória do hospedeiro sob estímulos bacterianos que destroem o periodonto. Este estudo objetivou investigar a expressão in vitro das proteínas Fas e Bcl-2 em Células Mononucleares de Sangue Periférico (CMSP) estimuladas pela proteína rHmuY de Porphyromonas gingivalis (Pg). Os 39 voluntários (18-periodontite crônica-PC e 21-sem periodontite- SP) foram avaliados seguindo descritores clínicos periodontais. As CMSP foram cultivadas sob o estímulo de P. gingivalis e os ensaios para a expressão de Bcl-2 e Fas (CD95) foram realizados após 48 horas. A fluorescência para CMSP com os marcadores para CD3, CD4, CD8, Bcl-2 e CD95 foi determinada usando Citometria de Fluxo. A expressão de Bcl-2 em células T CD3+ de indivíduos com PC estimuladas com a proteína rHmuY foi maior do que nos SP (P=0,043) e também maior do que nas CMSP estimuladas com o extrato total de Pg ATCC 33277 e sem estimulo. Não foram observadas diferenças estatisticamente significantes na co-expressão dos marcadores para CD3/CD4, CD3/CD8, Fas/Bcl-2 e CD3/Fas nas CMSP. A proteína rHmuY pode representar um importante estímulo de P. gingivalis, induzindo expressão elevada de Bcl-2, a qual possibilita a inibição de apoptose em CMSP de indivíduos com periodontite crônica.
Palavras-chave: Porphyromonas gingivalis;
Periodontite crônica;
rHmuY;
Bcl-2,Fas;
Apoptose.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12580
Data do documento: 14-Ago-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGIM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ICS_Paulo Cirino de Carvalho Filho.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.