Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Camargo, Climene Laura de | - |
dc.contributor.author | Requião, Paula Regina Escorse | - |
dc.creator | Requião, Paula Regina Escorse | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-08T20:00:06Z | - |
dc.date.available | 2013-08-08T20:00:06Z | - |
dc.date.issued | 2007-02-23 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12508 | - |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo apreender o significado e relacionar as ações das enfermeiras que utilizam o Brincar/Brinquedo Terapêutico diante do processo de cuidar da criança. Os referenciais teórico-metodológicos utilizados foram o Interacionismo Simbólico e os seus princípios. A técnica para a análise dos dados foi a Análise de Conteúdo de Bardin. Participaram deste estudo 16 enfermeiras que trabalham em unidades que atendem crianças, sendo que 12 delas não praticavam o Brinquedo Terapêutico e 04 praticavam essa técnica. A análise dos dados revelou o surgimento de duas categorias que contribuíram para atingir os objetivos propostos, são elas: Definindo o Brincar/Brinquedo Terapêutico e Utilizando o Brincar/Brinquedo Terapêutico. Conforme os dados obtidos, as enfermeiras que adotam essa técnica na sua prática definem o Brinquedo Terapêutico como uma técnica que possibilita à criança a lidar com a ansiedade e experiências atípicas para a sua idade, além de funcionar como um elemento de interação entre a enfermeira, paciente e família. Da mesma forma, as enfermeiras que não praticam essa técnica definiram o brincar através das atividades lúdicas recreacionais apontando como um recurso importante para a criança durante o período de hospitalização, funcionando, também, como um elo de ligação entre a enfermeira, paciente e familiares. Ao final deste estudo, concluímos que as enfermeiras, definem positivamente o Brinquedo Terapêutico, bem como o Brincar, demonstrando receptividade para uma nova forma de lidar com a criança hospitalizada.
É necessário aprofundar o conhecimento sobre esta técnica para que possam aplicá-la em toda sua abrangência no cotidiano profissional. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.source | www.pgenf.ufba.br | pt_BR |
dc.subject | Brinquedo | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Criança hospitalizada | pt_BR |
dc.title | Brincar/brinquedo terapêutico: significado para enfermeiras pediátricas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGENF)
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