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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTavares, José Lucimar-
dc.contributor.authorConceição, Eliana Figueiredo da-
dc.creatorConceição, Eliana Figueiredo da-
dc.date.accessioned2013-08-08T19:40:12Z-
dc.date.available2013-08-08T19:40:12Z-
dc.date.issued2006-05-31-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12507-
dc.description.abstractTrata-se de um estudo qualitativo e descritivo, com o objetivo de conhecer o entendimento do cuidar para enfermeiras de um hospital público da cidade de Feira de Santana-Ba. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada entrevista semi-estruturada com 23 sujeitos. Para tratamento dos dados foi empregada a técnica de análise de Conteúdo de Bardin (2004). Após transcrição das fitas, organização dos dados para obter as unidades de registro, emergiram dos depoimentos dos sujeitos duas grandes categorias, o entendimento sobre o cuidar/cuidado e influências da formação para o cuidar. Na primeira categoria o cuidar perpassa pela visão tecnicista, de realizar procedimento, centrado na doença, como forma de ajudar, com a valorização da técnica; cuidar é promover o bem estar e educar; assistir ao paciente nos seus aspectos holísticos; cuidar é atendimento às necessidades básicas afetadas, quando elas estão em desequilíbrio; cuidar é relacional; cuidar é se colocar no lugar do outro; cuidar é ver o outro na sua integralidade, para estes sujeitos o cuidar tem uma visão mais ampliada voltada para a integralidades das ações, e nessa perspectiva cuidar é ouvir o outro, entendê-lo e compartilhar vivências e experiências, incluindo a visão de mundo e do saber dos sujeitos como parte de uma relação inter-pessoal entre a pessoa que cuida e o sujeito que recebe os cuidados que fazem parte do processo de cuidar. A segunda grande categoria presente nos discursos dos sujeitos refere-se às influências da formação para o cuidar. De acordo com a visão dos sujeitos a formação acadêmica foi polarizada entre o conhecimento científico e a prática voltada para o tecnicismo visando a realização de procedimentos e aperfeiçoamento de novas tecnologias como forma de tratar a doença. Revelaram, ainda, que a formação foi fundamental para a associação da teoria à prática necessárias à formação de competências para o cuidar. Neste contexto, o cuidado foi entendido como humanizado, relacional e a formação contribuiu para que se tornassem profissionais éticos, cidadãos críticos, com sensibilidade para o cuidar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.sourcewww.pgenf.ufba.brpt_BR
dc.subjectCuidar/cuidadopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectFormação acadêmicapt_BR
dc.titleEntendimento sobre o cuidar/cuidado para enfermeiraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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