Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12501
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O processo de internacionalização e as estratégias competitivas no varejo: o caso Bompreço
Autor(es): Pinto, Claúdio Damasceno
Autor(es): Pinto, Claúdio Damasceno
Abstract: O objeto deste presente trabalho é analisar o processo de internacionalização e as estratégias empresariais formuladas pela rede de supermercados à luz da intensificação da rivalidade competitiva no mercado brasileiro, a partir do estudo de caso da rede de supermercados Bompreço do Nordeste, que, em 1996, formou uma joint venture com a rede holandesa Royal Ahold, estabelecendo um processo de interação estratégica, com a finalidade de obter vantagens competitivas mais sustentáveis num mercado cada vez mais competitivo. Posteriormente, em 2000, como reflexo da internacionalização do varejo brasileiro, o Bompreço foi incorporado pelo Royal Ahold, uma das maiores cadeias de supermercados do mundo, alterando o comportamento e os movimentos competitivos das firmas pertencentes a esta indústria.
Palavras-chave: Globalização
Supermercados
Concorrência
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12501
Data do documento: 2000
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLÁUDIO DAMASCENO PINTO.pdf532,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.