Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12482
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLima, Paulo Costa-
dc.contributor.authorBarreto, Eric de Oliveira-
dc.creatorBarreto, Eric de Oliveira-
dc.date.accessioned2013-08-07T14:37:20Z-
dc.date.available2013-08-07T14:37:20Z-
dc.date.issued2013-08-07-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12482-
dc.description.abstractO presente trabalho busca investigar o ensino de composição do curso de graduação da Universidade Federal da Bahia. Esta investigação tem como problema primordial a busca de características que fundamentam os processos educativos nele efetivados. São objetivos específicos: pontuar peculiaridades presentes no ensino; investigar pensamentos, princípios e/ou filosofias que o fundamentam; diagnosticar quais os principais problemas enfrentados por estudantes e professores ao longo do percurso de formação; examinar o discurso de ingressos e egressos. Para concretização destes objetivos focalizou-se sobre dois blocos de dados. O primeiro bloco constitui-se da análise dos dois currículos do curso. O segundo, apresentado a partir do Mapa do Ensino de Composicão, enfatiza o viés cultural e dialógico do ensino, sendo composto por três vetores temáticos: Experiência Cultural; Diagnósticos e Descrições do curso; Processos do Aprender. A fundamentação teórico-metodológica é feita a partir dos estudos de Alasuutari (1993), Bresler (2006) e Barbosa (2009). A fundamentação teórico-conceitual com ênfase em educação está baseada principalmente nos estudos de Freire (1996), Pimenta e Anastasiou (2002) e Silva (2006). Os estudos de Geertz (2008), Hall (2006), Laraia (2009) e Maheirie, (2002) fundamentam a perspectiva cultural do trabalho. As principais referências sobre composição e ensino de composição são: Lima (1999; 2011), Laske (1991) e Reynolds (2002). Como resultado da pesquisa foram construídas tabelas contendo aspectos positivos e negativos do curso. Constatou-se a evasão como problema perene do curso, e que as principais características presentes no ensino são: ênfase na formação do compositor autônomo; concepção de composição como processo que ultrapassa o artesanato sonoro; ideal de movimento cultural como fundamento do curso.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMúsica - instrução e ensinopt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.titleO ensino de composição do curso de graduação da Universidade Federal da Bahia: uma visão panorâmica de práticas e Processospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGMUS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação Final com correções.pdf4,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.