Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1244
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Aeroclube Plaza Show: uma reflexão sobre a cultura do consumo nos espaços públicos
Título(s) alternativo(s): Cadernos PPG-AU
Autor(es): Faperdue, Rosângela de Campos
Autor(es): Faperdue, Rosângela de Campos
Abstract: Este artigo é fruto de uma pesquisa que analisa o processo de implantação do centro de entretenimento Aeroclube Plaza Show numa área pública da orla marítima da cidade de Salvador e os motivos do grande sucesso desse empreendimento junto ao público. Esta análise visa levantar argumentos que levem à compreensão dos processos urbanísticos desenvolvidos nessa cidade na atualidade, assim como a forma de vida urbana que nela se realiza. Para tanto, buscou- se inicialmente levantar as intenções políticas e econômicas associadas ao empreendimento. Aqui se discute como o Aeroclube Plaza Show se tornou um novo ponto de encontros sociais na cidade, e os motivos que o levaram a se promover como um novo tipo de espaço público. Em seguida, é feita uma análise do Plaza Show, segundo sua característica de espaço global , ou melhor, de território do capital multinacional, revendo-se a possibilidade da promoção de uma cultura global em detrimento da cultura local. Por fim, é feito um enfoque que considera o Plaza Show como indústria do entretenimento e como veículo expositor de mercadorias e sensações desconhecidas e exóticas, verificando-se como ele responde às novas formas de lazer da sociedade contemporânea e qual a sua participação na promoção dos valores da cultura do consumo.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1244
Data do documento: 2003
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
885.pdf620,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.