Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12187
Tipo: Dissertação
Título: Polimorfismos gênicos da haptoglobina na anemia falciforme: possíveis implicações nos fenômenos vaso-oclusivos e resposta imunológica [manuscrito]
Autor(es): Santos, Cristiane Ferraz de Oliveira
Autor(es): Santos, Cristiane Ferraz de Oliveira
Abstract: A anemia falciforme é uma doença que é caracterizada pela presença da hemoglobina S (HbS). A doença apresenta quadro clínico heterogêneo, caracterizado por vaso-oclusão e eventos infecciosos, o que leva há um estado pró-inflamatório crônico. A Bahia é o estado que possui a freqüência mais elevada de HbS e maior prevalência da anemia falciforme. Desta forma vários estudos vêm sendo realizados visando a identificação de fatores que possam influenciar no prognóstico clínico da doença. A haptoglobina (Hp) é uma proteína de fase aguda que se liga ao heme, e possui função antioxidante. O objetivo desse trabalho foi investigar uma provável influência de polimorfismos gênicos na Hp nos aspectos fenotípicos e imunológicos de portadores de anemia falciforme de Salvador-Bahia. Foi realizado um estudo ambispectivo em 141 pacientes, 118 em estado estável (PE) e 23 hospitalizados por vaso-oclusão (PC). Também foi incluído no estudo um grupo de referência composto por 171 indivíduos controles normais provenientes da cidade do Salvador. A talassemia a23.7Kb, os haplótipos ligados ao grupo de genes da globina bS e os polimorfismos da Hp foram investigados por PCR e PCR-RFLP; os níveis séricos do TNF- , IL-1 e IL-6 foram detectados por ELISA e a história clínica dos pacientes foi obtida dos prontuários médicos. Os valores médios de volume corpuscular médio apresentaram-se mais elevados entre os pacientes portadores do haplótipo Ben/Ben no grupo PE (p<0,05). Pacientes do grupo PE portadores do haplótipo CAR/Ben apresentaram freqüência elevadas de eventos vaso-oclusivos (37,8%) em comparação aos demais haplótipos (p<0,05). A freqüência de infecções por broncopneumonia e pneumonia no grupo PC foi mais elevada nos portadores do haplótipo CAR/Ben em comparação ao CAR/CAR. Os pacientes do grupo PC portadores de talassemia 23.7 Kb em homozigose do grupo apresentaram os níveis médios de hematócrito mais elevados (p<0,05). O grupo PE apresentou freqüências mais elevadas dos alelos HP1S e HP1F (p=0,0041, OR=2,27, IC95%= 1,27-4,08); p<0,000, RP=2,99, IC= 1,65-5,41) e menores do alelo HP2 (p<0,0000, OR=0,31, IC95%:0,17-0,59) quando comparados ao grupo controle. O grupo PC apresentou freqüência maior do alelo HPIF (p= 0,0050, OR=3,83, IC95%: 1,4-10,3) e menor do alelo HP2 (p= 0,0427, OR=0,34, IC95%:0,34-0,97) quando comparado ao grupo controle. Os indivíduos do grupo PC portadores do genótipo Hp1S-1S e do grupo PE portadores do genótipo Hp2-1S apresentaram níveis mais elevados de IL-6 que os demais genótipos da Hp (p<0,05). Estudos adicionais são necessários para estabelecer o papel dos níveis de IL - 6, bem como a influência dos genótipos da haptoglobina sobre o quadro clínico de pacientes com anemia falciforme, uma vez que estes podem se constituir em marcadores de prognóstico que poderão ser utilizados futuramente no acompanhamento clínico destes indivíduos.
Palavras-chave: Anemia falciforme
Haptoglobina
Vaso-oclusão
IL-6.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12187
Data do documento: 15-Jul-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGIM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ICS_Cristiane Ferraz de Oliveira Santos.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.