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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Psicogênese da língua escrita: gênese e estrutura de um marco na história da alfabetização no Brasil
Título(s) alternativo(s): Revista entreideias: educação, cultura e sociedade
Autor(es): Gurgel, Paulo Roberto Holanda
Autor(es): Gurgel, Paulo Roberto Holanda
Abstract: O nosso objetivo é problematizar historicamente o lugar ocupado pelo livro Psicogênese da língua escrita, de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, no cenário nacional dos discursos referentes à aquisição da língua escrita e às práticas escolares de alfabetização. Para tanto, de acordo com a tradição da pesquisa em Epistemologia Genética, fazemos uso dos eixos diacrônico e sincrônico da História do Pensamento Educacional Brasileiro. Diacronicamente, nós identificamos a trajetória de três sujeitos ordenadores do discurso sobre alfabetização: o sujeito da Pedagogia Científica, situado na passagem do século XIX para o século XX; o sujeito da Psicometria, situado entre os anos 1920 e 1950; e o sujeito da Psicolinguística, nascido na passagem dos anos 1950 para os anos 1960. Sincronicamente, caracterizamos a guerra dos métodos (Construtivismo x Método Fônico) como uma operação de décalage vertical em nossa historiografia. Concluímos, enfim, que, entre assimilações deformantes e equilibrações majorantes, é impossível não reconhecer o lugar de destaque ocupado por Ferreiro e Teberosky na ordem do discurso sobre alfabetização em nosso país
Palavras-chave: Psicogênese da escrita
Língua escrita
Alfabetização
Historiografia
Editora / Evento / Instituição: Revista entreideias: educação, cultura e sociedade
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12130
Data do documento: 2012
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