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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12130
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Psicogênese da língua escrita: gênese e estrutura de um marco na história da alfabetização no Brasil |
Other Titles: | Revista entreideias: educação, cultura e sociedade |
Authors: | Gurgel, Paulo Roberto Holanda |
metadata.dc.creator: | Gurgel, Paulo Roberto Holanda |
Abstract: | O nosso objetivo é problematizar historicamente o lugar ocupado pelo livro Psicogênese da língua escrita, de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, no cenário nacional dos discursos referentes à aquisição da língua escrita e às práticas escolares de alfabetização. Para tanto, de acordo com a tradição da pesquisa em Epistemologia Genética, fazemos uso dos eixos diacrônico e sincrônico da História do Pensamento Educacional Brasileiro. Diacronicamente, nós identificamos a trajetória de três sujeitos ordenadores do discurso sobre alfabetização: o sujeito da Pedagogia Científica, situado na passagem do século XIX para o século XX; o sujeito da Psicometria, situado entre os anos 1920 e 1950; e o sujeito da Psicolinguística, nascido na passagem dos anos 1950 para os anos 1960. Sincronicamente, caracterizamos a guerra dos métodos (Construtivismo x Método Fônico) como uma operação de décalage vertical em nossa historiografia. Concluímos, enfim, que, entre assimilações deformantes e equilibrações majorantes, é impossível não reconhecer o lugar de destaque ocupado por Ferreiro e Teberosky na ordem do discurso sobre alfabetização em nosso país |
Keywords: | Psicogênese da escrita Língua escrita Alfabetização Historiografia |
Publisher: | Revista entreideias: educação, cultura e sociedade |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12130 |
Issue Date: | 2012 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (PSI) |
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