Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12123
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O controle Global da solidariedade: transnacionalização e privatização na adaptação estratégica de ONGs Britânicas no Brasil
Título(s) alternativo(s): Caderno CRH
Autor(es): Aragão, Daniel Maurício Cavalcanti de
Autor(es): Aragão, Daniel Maurício Cavalcanti de
Abstract: A crise na captação de recursos enfrentada por organizações não governamentais (ONGs) brasileiras é também vivenciada em outras partes do mundo, inclusive nos países centrais, justamente nos que sediam as organizações que tradicionalmente têm apoiado projetos de organizações de países periféricos. Nessa conjuntura de crise, observa-se que ONGs europeias de solidariedade internacional, sobretudo as britânicas, vêm identificando o Brasil como um espaço potencial para a captação de recursos, especialmente em parceria com o setor privado. Para assegurar a sustentabilidade de programas, essas organizações empregam estratégias que remetem à globalização do capital, como nos casos de fusão com organizações brasileiras. O artigo visa a analisar, com base nos exemplos de OXFAM e de Save the Children, o novo cenário da cooperação internacional não governamental, marcado por processos associados de transnacionalização e privatização, com impactos no perfil e na agenda das organizações.
Palavras-chave: Globalização Capitalista
Cooperação para o desenvolvimento
Organizações Não Governamentais
Transnacionalização de ONGs
Privatização
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12123
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Outros (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CadCRH-2012-1035.pdf130,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.