Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12058
Tipo: Tese
Título: Efeito da suplementação materna com vitamina A no puerpério sobre o estado de saúde e nutrição em crianças: um estudo de coorte
Autor(es): Fonseca, Nedja Silva dos Santos
Autor(es): Fonseca, Nedja Silva dos Santos
Abstract: Introdução: O peso ao nascer é um dos principais indicadores da saúde global por refletir os condicionantes ligados à esfera socioeconômica, ambiental, demográfica e nutricional da população, além de predizer a sobrevivência infantil. Objetivo: Identificar fatores associados ao peso ao nascer em crianças de dois municípios baianos. Método: Estudo transversal, que utiliza dados do baseline de um projeto maior desenvolvido em 2005/2008, envolvendo coorte de 524 crianças nascidas em maternidades públicas. A regressão linear múltipla e a abordagem hierárquica foram construídas para identificar os determinantes do peso ao nascer. Resultados: Neste estudo a escolaridade materna foi identificada como determinante distal do peso ao nascer; o tipo de parto e o estado nutricional pré-gestacional como intermediários, e sexo, comprimento ao nascer, idade gestacional e retinol sérico da criança ao nascer como proximais. Conclusão: As variáveis associadas ao peso ao nascer situam-se na esfera do cuidado e da atenção à saúde no período pré-natal, além daquelas de natureza biológica e socioeconômica.
Palavras-chave: Peso ao Nascer
Fatores Epidemiológicos
Modelos Estatísticos
Birth weight
Epidemiology
Models Statistical
Editora / Evento / Instituição: Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, como requesito parcial para obtenção do título de Doutor em Saúde Pública.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12058
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Tese (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Nedja Fonseca. 2012.pdf4,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.