Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Heine, Lícia Maria Bahia | - |
dc.contributor.author | Diniz, Eliete Luiz | - |
dc.creator | Diniz, Eliete Luiz | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-27T20:55:06Z | - |
dc.date.available | 2013-06-27T20:55:06Z | - |
dc.date.issued | 2013-06-27 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12035 | - |
dc.description | 125 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com base no aparato teórico da Lingüística Textual, da Sociolingüística Interacional e dos conhecimentos teóricos acerca da Fonética e da Fonologia, este estudo
dedica-se à investigação de imbricações existentes entre língua falada e língua escrita. Um dos objetivos da pesquisa é a verificação sistemática daquilo em que os teóricos, em específico Marcuschi (2001), sempre denominaram de mesclagem entre as modalidades comunicativas da fala e escrita. A pesquisa foi realizada a partir de textos que revelam a variação lingüística de determinados usuários da língua, encontrada em textos escritos narrativo e dissertativo, elaborados por alunos da 4ª e 8ª séries, de escolas públicas do distrito de Humildes – Feira de Santana – Bahia. Para essa abordagem, consideram-se os
constituintes vocabulares, o fone e o grafema na formação textual, inicialmente, em seu co-texto e, posteriormente, em seu contexto. Assim, sugere-se que as marcas de imbricação da fala na escrita sejam concebidas em três eixos: (1) eixo da imbricação co-textual,caracterizado por fone, fonema e grafema na constituição do vocábulo; (2) o eixo da
imbricação, também, co-textual, da análise dos nomes e verbos, classes gramaticais
construtoras do texto; (3) o eixo da imbricação textual, alicerçado em estratégias
semântico-pragmáticas e cognitivas, em que processam tecituras no propósito da
comunicação por meio de texto escrito. Os resultados apontam para um processo de
imbricação da fala e da escrita no texto escrito pelo aluno, por meio de fone e grafema,bem como o uso de recurso do seu meio lingüístico. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Fala | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Texto | pt_BR |
dc.subject | Imbricação | pt_BR |
dc.subject | Variação lingüística | pt_BR |
dc.subject | Comunicação escrita | pt_BR |
dc.subject | Lingüística | pt_BR |
dc.title | Fala e escrita: suas imbricações em redações escolares | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Universidade Federal da Bahia. Instituto de Letras. Salvador-Ba, 2007. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLL)
|