Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Helena Pereira da | - |
dc.contributor.author | Gaertner, Adriana | - |
dc.creator | Gaertner, Adriana | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-26T14:43:25Z | - |
dc.date.available | 2013-06-26T14:43:25Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12024 | - |
dc.description | 187f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação, cujo objeto é a privacidade da informação, analisa o conteúdo de políticas de
privacidade de informação (PPI) de empresas brasileiras de comércio eletrônico, buscando a
incidência de discursos com garantias da privacidade da informação e verifica a existência de
possíveis padrões entre as PPIs analisadas.Pesquisa descritiva e exploratória, utiliza a análise
categorial, um dos procedimentos da técnica conhecida como análise de conteúdo, proposta
por Bardin (1977). O universo é composto por 40 sites B2C (
business to consumer
),
apontados pela revista Info Exame como os maiores do setor em 2004. A fundamentação
teórica aborda as seguintes temáticas: privacidade; privacidade e segurança da informação,
políticas de privacidade e legislação. Além disso, apresenta considerações sobre o contexto da
pesquisa: Internet e comércio eletrônico (CE) e procura demonstrar a importância da
informação para as empresas. Utiliza um conceito de privacidade de informação, segundo o
qual ela se relaciona com o direito dos indivíduos controlarem suas informações pessoais.
Constata-se, entre outros resultados, a ausência de um padrão de PPIs e verifica-se que as
políticas de privacidade não são por si garantias de privacidade, uma vez que as garantias só
podem ser oferecidas a partir de um conjunto de medidas e procedimentos. As considerações
apresentadas na pesquisa apontam para a necessidade de que empresas elaborem políticas de
privacidade da informação pautadas na ética e na legislação, com redação objetiva e que estes
documentos sejam publicados com destaque em seus websites. Ressalta-se ainda a
importância da utiliz
ação de tecnologia e práticas de segurança, a fim de que a privacidade
possa ser garantida. Demonstra também o aspecto interdisciplinar da Ciência da Informação e
aponta para a necessidade de estudos sobre a disseminação de informações pessoais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós- Graduação em Ciência da Informação da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Privacidade da informação | pt_BR |
dc.subject | Privacidade | pt_BR |
dc.subject | Políticas de privacidade | pt_BR |
dc.subject | Informações pessoais | pt_BR |
dc.subject | Comércio eletrônico | pt_BR |
dc.subject | Internet | pt_BR |
dc.title | Privacidade da informação: um estudo das políticas no comércio eletrônico | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGCI)
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