Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11945
Tipo: Dissertação
Título: Dinâmica urbana em Ouro Preto : conflitos de correntes de sua patrimonialização e de sua consolidação como cidade universitária
Autor(es): Sayegh, Liliane Márcia Lucas
Autor(es): Sayegh, Liliane Márcia Lucas
Abstract: A dinâmica do espaço urbano é influenciada por diversos agentes que contribuem na sua modificação. No presente trabalho, ressalta-se a dinamização urbana através do ato do tombamento - e a consolidação da patrimonialização de uma cidade e o fato do estabelecimento da instituição da universidade em seu espaço - configurando-a também como uma cidade universitária. A coexistência de fatores diversos de dinamização do espaço encerra conflitos, revelados pelo cotidiano da sociedade contemporânea. Neste sentido, o estudo aborda a dinamização do espaço urbano da cidade de Ouro Preto em Minas Gerais, a partir de sua consolidação como cidade-patrimônio e, ao mesmo tempo, como cidade universitária, analisando os conflitos que ocorrem no seu espaço em função de sua preservação cultural e do seu ambiente estudantil universitário. Desta forma, destaca-se a discussão acerca das práticas universitárias ouropretanas contemporâneas no cotidiano, que inclui a perpetuação de tradições, como a moradia e a conservação das repúblicas estudantis ao transformá-las em lugares, em paralelo a um processo de mercantilização e espetacularização desses espaços quando relacionados às festas elaboradas pelos estudantes. Discutem-se também os conflitos decorrentes da superposição de funções urbanas materializados na comemoração do carnaval de Ouro Preto, que vem aumentando a atração do número de pessoas na cidade durante a festa, num momento em que são revelados interesses diversos dos agentes modificadores do espaço urbano. Enfatizam-se os impactos trazidos à cidade pelos seus atributos funcionais, e de que forma as atividades que ocorrem atualmente em seu espaço podem beneficiar ou prejudicar a preservação de seu patrimônio cultural.
Palavras-chave: Dinâmica urbana
Cidade universitária
Ouro Preto
Repúblicas estudantis
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11945
Data do documento: 15-Jun-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Liliane Sayegh.pdf39,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.