https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1187
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Mensagens Publicitárias Ressignificando Sentidos na prática pedagógica de formação do bibliotecário |
Título(s) alternativo(s): | Revista Ponto de Acesso |
Autor(es): | Cunha, Vanda Angélica da |
Autor(es): | Cunha, Vanda Angélica da |
Abstract: | Relata experiência desenvolvida no Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia utilizando textos publicitários como prática pedagógica para a educação profissional. Está sintonizada com o paradigma da educação do século XXI baseada nos pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Tem por objetivo incentivar a construção do conhecimento do papel da Biblioteconomia na sociedade contemporânea, na perspectiva de utilizar recurso idêntico na disseminação desse conhecimento ampliando o acesso e uso de informação e bibliotecas. Utiliza como metodologia a releitura de mensagens publicitárias em que texto e imagem são associados a conteúdos de sala de aula e atividades extra-classe, estimulando a criatividade, o espírito crítico e a re-criação de textos que convergem para a socialização do conhecimento na comunidade do Instituto de Ciência da Informação. Os resultados se revelam positivos no discurso dos alunos envolvidos, comprovados por instrumento de pesquisa utilizado para esse fim. A prática é avaliada nos pontos fortes e fracos para assegurar melhor desempenho futuro e possível inserção no Projeto Pedagógico da Unidade de Ensino. |
Palavras-chave: | Educação do bibliotecário Profissional da informação Práticas pedagógicas Publicidade Pedagogia cultural |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1187 |
Data do documento: | 2007 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (ICI) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1810.pdf | 215,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.