Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11777
Tipo: Dissertação
Título: Estudo do polimorfismo dos genes das citocinas IFN-γ, TNF, IL-10, IL-1β e dos receptores tipo Toll 2 e 4 em voluntários sadios revacinados com BCG [manuscrito]
Autor(es): Conceição, Elisabete Lopes
Autor(es): Conceição, Elisabete Lopes
Abstract: Introdução: O fato de apenas 10% das pessoas infectadas com M. tuberculosis desenvolverem a doença clínica sugere que fatores genéticos podem desempenhar um papel importante na patogênese da TB. Polimorfismos em genes de citocinas têm sido associados com susceptibilidade, gravidade e variação na resposta clínica em várias doenças, incluindo doenças infecciosas. Para combater a doença, a única vacina licenciada para uso contra a tuberculose é o Bacilo de Calmette-Guérin (BCG). A proteção induzida pela vacinação contra o M. tuberculosis é mediada pela geração de células T específicas e produção aumentada de IFN-γ. Objetivo: Avaliar a associação entre o polimorfismo de genes de citocinas e receptores em voluntários sadios revacinados com BCG ao perfil de resposta in vitro a antígenos micobacterianos. Metodologia: 25 voluntários com resultados negativos ao teste tuberculínico em dupla testagem (que fizeram parte de um estudo de revacinação com Bacilo de Calmette-Guérin, cepa Moreau), foram recrutados para o estudo. As citocinas IFN-γ, TNF, IL-10, IL-6 e IL-1β foram avaliadas no sobrenadante das culturas de sangue total estimuladas com antígenos do M. tuberculosis. Os polimorfismos de interesse IFNG +874T>A, IL10- 592C>A, IL1B-35C>T, TLR2 G753A (Arg753Gln) e TLR4 C399T (Thr399Ile) foram amplificadas por reação em cadeia da polimerase (PCR) e a análise dos polimorfismos foram identificados por tamanho dos fragmentos de restrição (PCR-RFLP) ou Amplificação pelo Sistema de Mutação Refratária (ARMS-PCR). Resultados: Não houve diferença significativa na produção das citocinas IFN-γ, IL-10, TNF, IL-6 e IL-1β antes ou após a revacinação com BCG entre os diferentes genótipos dos polimorfismos estudados. Discussão e Conclusão: No presente estudo, foi observado que o aumento da produção de IFN-γ (estudo de revacinação com Bacilo de Calmette-Guérin, cepa Moreau) após a revacinação de indivíduos saudáveis com BCG não foi influenciada por polimorfismos previamente associados com resistência e/ou susceptibilidade ao desenvolvimento da tuberculose em outras populações.
Palavras-chave: BCG
Polimorfismos genético
Citocinas
Receptores Toll
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11777
Data do documento: 10-Jun-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGIM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ICS_Elisabete Conceição.pdf553,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.