Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11711
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lima, Paulo Costa | - |
dc.contributor.author | Bertissolo, Guilherme | - |
dc.creator | Bertissolo, Guilherme | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-05T23:58:41Z | - |
dc.date.available | 2013-06-05T23:58:41Z | - |
dc.date.issued | 2013-06-05 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11711 | - |
dc.description.abstract | Esta tese enfoca uma pesquisa experiencial sobre a complexa articulação entre música e movimento, seus usos e funções em um escopo de obras musicais, no sentido de plasmação de processos composicionais. Essa articulação ocorreu a partir de um contexto onde estas instâncias não são conceitualmente distintas: a Capoeira Regional. As conexões foram empreendidas com base em quatro conceitos não mutuamente excludentes: Ciclicidade, "Incisividade", Circularidade, e "Surpreendibilidade". Inicialmente, abordamos diversas incursões teóricas no domínio da relação entre música e movimento, com especial enfoque nas concepções concernentes à aplicação de metáforas conceituais e esquemas imagéticos baseados na experiência corporal. Através da imersão no universo da Capoeira Regional, pudemos estabelecer uma série de diálogos sujeitos e ideias, que mediaram inferências no domínio da experiência. Essas inferências foram formalizadas nas quatro noções do arcabouço conceitual, que veiculam aspectos de música e movimento em uma articulação complexa. O arcabouço conceitual foi aferido por experimentos composicionais que mobilizaram ideias, materiais e processos relacionados ao contexto da Capoeira Regional. Foram compostas duas séries de obras no domínio dessa pesquisa, m'bolumbümba e Fumebianas. Essas obras veicularam diversos aspectos da relação entre música e movimento na Capoeira Regional. A primeira série foi discutida pelos níveis do Ciclo de Vida da Composição, de Laske, e a segunda, no esforço de elencar processos gerais de composição. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq/CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.source | http://guilhermebertissolo.wordpress.com/ | pt_BR |
dc.subject | Movimento em música | pt_BR |
dc.subject | Composição | pt_BR |
dc.subject | Capoeira | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Sistema Laban/Bartenieff | pt_BR |
dc.title | Composição e capoeira: dinâmicas de compor entre música e movimento | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | Único | pt_BR |
dc.contributor.referees | Chagas, Paulo César de Amorim | - |
dc.contributor.referees | Nogueira, Marco Vinício | - |
dc.contributor.referees | Candusso, Flávia Maria Chiara | - |
Appears in Collections: | Tese (PPGMUS) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tese-bertissolo.pdf | 17,65 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.