https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1161
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Janotti Junior, Jeder Silveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Carvalho, Claudiane | - |
dc.creator | Carvalho, Claudiane | - |
dc.date.accessioned | 2011-05-03T14:10:02Z | - |
dc.date.available | 2011-05-03T14:10:02Z | - |
dc.date.issued | 2011-05-03T14:10:02Z | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1161 | - |
dc.description.abstract | Não é possível mais enquadrar o videoclipe apenas como um produto marcado pela falta de linearidade. Para entender o clipe, é preciso contextualizá-lo dentro da lógica dos sistemas narrativos da música pop. O conceito de narratividade de Fabbri (2000) propõe tirar o foco do relato e colocá-lo sobre as relações: “concatenações e transformações de ações e paixões”. As regras que regem o ritmo musical e aquelas que norteiam o ritmo imagético entram em negociação, quando há a reunião entre imagem e música no clipe. A chave de acesso ao videoclipe, portanto, não está nas narrativas habituais do cinema e da televisão, porque se encontra no ritmo, ou seja, numa narratividade construída a partir da ligação tensiva entre ritmo musical e ritmo imagético. Para entender como se dá a narratividade no videoclipe, também abarcando os conceitos de canção popular massiva, gêneros musicais e performance, foram analisadas três versões de clipes para uma única música, One, do U2. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | videoclipe | pt_BR |
dc.subject | narratividade | pt_BR |
dc.subject | ritmo | pt_BR |
dc.subject | música pop | pt_BR |
dc.title | Narratividade e videoclipe: interação entre música e imagem nas três versões audiovisuais da canção "One" do U2 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertação (POSCOM) |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.