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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11599
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Telles, Lígia Guimarães | - |
dc.contributor.author | Freire, Eunice Rocha | - |
dc.creator | Freire, Eunice Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-04T16:51:18Z | - |
dc.date.available | 2013-06-04T16:51:18Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11599 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo estudar a lírica de Cecília Meireles (1901-1964) a partir da hipótese de que a autora é herdeira do Romantismo. Uma argumentação favorável a esta tese é o fato de Cecília Meireles ter se distanciado da vertente modernista revolucionária de seu tempo, preferindo as fontes tradicionais românticas como motivação para a sua poesia. Tomamos como objeto de estudo, a obra poética Viagem, livro-chave na obra da escritora, prêmio de poesia da Academia Brasileira de Letras de 1938 e publicado em Lisboa, em 1939. Em Viagem, o poeta revela o cantar subjetivo, reflexivo, meditativo e nostálgico que é facilmente encontrável na poesia romântica do século XIX. A adesão a moldes tradicionais engendra a musicalidade, harmonia formal e organização equilibrada e deixa patente a preocupação estilística que abre caminho para a riqueza temática da lírica de Cecília Meireles. As imagens poéticas derivam do repertório do Romantismo: “noite”, “estrelas”, “vento”, “flor”, “tempestade”, e ainda outras ligadas ao instantâneo, ao fugaz , ao ilusório e ao sonho, que compõem o universo de temas da poesia ceciliana de raiz romântica. No modernismo brasileiro, Cecília Meireles engajou-se à vertente conservadora, ligada à revista Festa, que buscava a renovação da literatura brasileira, mas não abria mão das heranças culturais. Acolhia os recursos da métrica e do verso livre decadentista, distanciando-se das propostas da vanguarda modernista da Semana de Arte Moderna de 1922. Dessa forma, é possível entender o perfil da poesia de Cecília Meireles, entre o modernismo e a herança da tradição romântica, acenando com os dilemas do homem moderno e manejando os metros tradicionais e produzindo uma obra relevante para as letras nacionais, sendo considerada uma das maiores expressões do cânone literário brasileiro do século XX. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Cecília Meireles | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject | Lírica romântica | pt_BR |
dc.subject | Romantismo | pt_BR |
dc.subject | Modernismo | pt_BR |
dc.subject | Brazilian literature | pt_BR |
dc.subject | Romantic lyrics | pt_BR |
dc.subject | Romanticism | pt_BR |
dc.subject | Modernism | pt_BR |
dc.title | A tradição romântica na construção das imagens na poesia de Cecília Meireles. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGLL) |
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Dissertacao Eunice Freire.pdf | 325,6 kB | Adobe PDF | View/Open |
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