https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11568| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | A linguagem fotográfica e a pintura de artistas baianos no final do século XIX início do século XX |
| Título(s) alternativo(s): | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFBA |
| Autor(es): | Fath, Telma Cristina Damasceno Silva |
| Autor(es): | Fath, Telma Cristina Damasceno Silva |
| Abstract: | Este artigo é parte de uma pesquisa teórica desenvolvida no Mestrado de Artes Visuais, linha de pesquisa em História da Arte Brasileira. O texto tem como finalidade analisar a assimilação da linguagem fotográfica na pintura dos artistas baianos: Manuel Lopes Rodrigues (1860 – 1917), Presciliano Silva (1883 – 1965) e Alberto Valença (1890 – 1983). Estes pintores durante formação acadêmica na Europa absorveram as tendências impressionistas da época. Para isso, foi necessário, também, abordar fatos históricos referentes ao movimento impressionista francês e assim como o surgimento da fotografia nas primeiras décadas do sec. XIX, aliado as transformações significativas que a Revolução Industrial trouxe para sociedade europeia, fato que provocou mudanças expressivas no olhar dos artistas deste período. |
| Palavras-chave: | Assimilação Impressionismo Linguagem Fotográfica Transformação Assimilation Impressionism Photographic Language Transformation |
| Editora / Evento / Instituição: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFBA |
| URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11568 |
| Data do documento: | 2012 |
| Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PPGAV) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AAAAA.pdf | 5,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.