Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11463
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Nematoides gastrintestinais e Cryptosporidium sp. em avestruzes e fatores associados à infecção no polo regional do Paraguaçu, Estado da Bahia
Título(s) alternativo(s): Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal
Autor(es): Oliveira, Alex Aguiar de
Borges, Simone Lopes
Julião, Fred da Silva
Silva, Ademilton
Souza, Verena Maria Mendes de
Silveira, Roberta Xavier da
Teixeira, Márcia Cristina Aquino
Almeida, Maria Angela Ornelas de
Autor(es): Oliveira, Alex Aguiar de
Borges, Simone Lopes
Julião, Fred da Silva
Silva, Ademilton
Souza, Verena Maria Mendes de
Silveira, Roberta Xavier da
Teixeira, Márcia Cristina Aquino
Almeida, Maria Angela Ornelas de
Abstract: Os parasitos são responsáveis por prejuízos econômicos na estrutiocultura, visto reduzirem a produção. Para determinar a frequência de nematoides gastrintestinais e de Cryptosporidium sp., em avestruzes, bem como os fatores associados a transmissão, foram colhidas amostras de fezes de 342 avestruzes, dos quais 188 eram adultos e 154 jovens, criados em sete plantéis no Polo Regional do Paraguaçu, para a contagem de ovos por grama de fezes, identificação de larvas de terceiro estádio de nematoides e de oocistos de Cryptosporidium sp. Os dados relacionados aos animais e ao ambiente foram obtidos por meio de visita às propriedades e entrevistas com os produtores. A associação entre a carga parasitária e às variáveis de manejo dos animais foi analisada pelo teste Qui-quadrado e por Razão de Odds, com intervalo de confiança de 95%. Em todos os plantéis, foram encontradas aves infectadas. Em 88,3% das amostras de fezes, foram detectados ovos de nematoides gastrointestinal, e, em 18,8%, oocistos de Cryptosporidium sp. Larvas de Libyostrongylus dentatus (98%), L.douglassii (2%) e Codiostomum sp. (2%) foram identificadas nas coproculturas. Fatores ambientais e de manejo estão associados com risco de enteroparasitos em criações de avestruz. As aves mantidas em piquetes de topografia acidentada, na ausência de outros animais ou que recebiam água procedente de poços ou cisternas, apresentavam menores chances de infecção por nematoides, enquanto para o gênero Cryptosporidium, as criações em áreas planas, com presença de outros animais nos piquetes e o fornecimento da água do rio aumentam as chances (2,7 vezes) de infecção.
Palavras-chave: Aves
Coccídio
Parasitos
Ratitas
Strongylida
Struthio camelus
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11463
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (EMV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alex Oliveira.pdf89,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.