Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11456
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCesar, América Lúcia Silva-
dc.contributor.authorCampinho, Rosemary Lapa de Oliveira-
dc.creatorCampinho, Rosemary Lapa de Oliveira-
dc.date.accessioned2013-05-28T19:26:15Z-
dc.date.available2013-05-28T19:26:15Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11456-
dc.description.abstractEste trabalho pretendia, originalmente, verificar e analisar que concepção de leitura direciona os trabalhos do professor, da professora de língua portuguesa do ensino médio e que impacto causa, em suas aulas, a introdução inédita do livro didático de língua portuguesa nas escolas estaduais brasileiras, pelo Governo Federal. Na verdade, esse objetivo foi alcançado, mas, por ser uma pesquisa de cunho etnográfico, outras nuances desse processo explicitaram-se e procurei analisá-las. As pesquisas revelaram algumas categorias de silenciamento presentes na prática de ensino da língua materna, bem como nas orientações para o ensino veiculadas pelos documentos do MEC. É o que se encontra no último capítulo, quando são discutidas as relações entre os conceitos de silêncio e barulho no fazer pedagógico, sob a perspectiva de silenciamento. Ainda sob um olhar descritivo, é feita uma análise de como vem sendo apresentada a proposta de atribuição de sentidos aos textos trabalhados no livro Português: Linguagens, usado pelas professoras do primeiro ano do EM e seus alunos, na Escola estadual da Fonte Nova e qual a sua concepção de língua, linguagem, texto e ensino de língua. Para tanto, é feita uma abordagem histórico-bibliográfica, sintetizando a história oficial da educação formal e acadêmica no Brasil, a história do livro didático e as políticas a elereferentes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBApt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectSilênciopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectSilencept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleO silenciamento e o livro didático nas aulas de leitura no ensino médio da rede pública de ensino: um estudo de cunho etnográfico.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosemary Lapa de Oliveira Campinho.pdf2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.