Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11402
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Emília Helena Portella Monteiro de-
dc.contributor.authorSantana, Noemi Pereira de-
dc.creatorSantana, Noemi Pereira de-
dc.date.accessioned2013-05-27T21:26:43Z-
dc.date.available2013-05-27T21:26:43Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11402-
dc.description.abstractEsta dissertação pretende identificar o grau de interferência do processo de escolarização na constituição da norma culta do português brasileiro, considerando, por um lado, o papel da escola como condutora da padronização lingüística e, por outro, o número de indivíduos que teve acesso à instrução pública, na Bahia, na segunda metade do século XIX, momento de profundas transformações na sociedade baiana, com a abolição da escravatura e a implantação do regime republicano. A abordagem teórico-metodológica da Sociolingüística considera o nível de escolaridade como fator social determinante na configuração das normas de uma língua, e os estudos voltados para a história social lingüística do português brasileiro têm enfatizado a necessidade de reconstruir a história da escolarização no Brasil, observando em que medida esse processo contribuiu na constituição da norma culta. Os dados expostos neste trabalho foram levantados em documentos oficiais e nãooficiais, identificando-se os conteúdos ensinados e os métodos utilizados no ensino de língua portuguesa, bem como índices relacionados à população escolar e ao sistema de ensino. Embora os materiais didáticos e os métodos de ensino relativos à língua portuguesa tenham se aprimorado e o governo tenha intensificado investimentos no setor de instrução pública, ao se observar a estrutura das escolas, o fluxo de professores e o índice de freqüência dos alunos, não é possível assegurar que, no período em foco, o padrão lingüístico tenha sido plenamente adquirido por essa população.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBApt_BR
dc.subjectStandard normpt_BR
dc.subjectTeaching processpt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectNorma cultapt_BR
dc.subjectNorma padrãopt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectCultured normpt_BR
dc.subjectMethods of educationpt_BR
dc.subjectHandbookspt_BR
dc.titleEscolarização na Bahia na transição império-república e a constituição da norma culta do português brasileiro.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Appears in Collections:Dissertação (PPGLL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Noemi Pereira de Santana P1.pdfparte 12,26 MBAdobe PDFView/Open
Noemi Pereira de Santana P2.pdfparte 26,44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.