Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Souza, Emília Helena Portella Monteiro de | - |
dc.contributor.author | Santana, Noemi Pereira de | - |
dc.creator | Santana, Noemi Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-27T21:26:43Z | - |
dc.date.available | 2013-05-27T21:26:43Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11402 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação pretende identificar o grau de interferência do processo de escolarização na constituição da norma culta do português brasileiro, considerando, por um lado, o papel da escola como condutora da padronização lingüística e, por outro, o número de indivíduos que teve acesso à instrução pública, na Bahia, na segunda metade do século XIX, momento de profundas transformações na sociedade baiana, com a abolição da escravatura e a implantação do regime republicano. A abordagem teórico-metodológica da Sociolingüística considera o nível de escolaridade como fator social determinante na configuração das normas de uma língua, e os estudos voltados para a história social lingüística do português brasileiro têm enfatizado a necessidade de reconstruir a história da escolarização no Brasil, observando em que medida esse processo contribuiu na constituição da norma culta. Os dados expostos neste trabalho foram levantados em documentos oficiais e nãooficiais, identificando-se os conteúdos ensinados e os métodos utilizados no ensino de língua portuguesa, bem como índices relacionados à população escolar e ao sistema de ensino. Embora os materiais didáticos e os métodos de ensino relativos à língua portuguesa tenham se aprimorado e o governo tenha intensificado investimentos no setor de instrução pública, ao se observar a estrutura das escolas, o fluxo de professores e o índice de freqüência dos alunos, não é possível assegurar que, no período em foco, o padrão lingüístico tenha sido plenamente adquirido por essa população. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Standard norm | pt_BR |
dc.subject | Teaching process | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject | Norma culta | pt_BR |
dc.subject | Norma padrão | pt_BR |
dc.subject | Escolarização | pt_BR |
dc.subject | Cultured norm | pt_BR |
dc.subject | Methods of education | pt_BR |
dc.subject | Handbooks | pt_BR |
dc.title | Escolarização na Bahia na transição império-república e a constituição da norma culta do português brasileiro. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLL)
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