Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11386
Tipo: Tese
Título: Processo de gestão na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa
Autor(es): Souto, Ana Cristina
Autor(es): Souto, Ana Cristina
Abstract: Em 1999, a Secretaria de Vigilância Sanitária tornava-se a primeira Agência Reguladora na área da saúde. A partir daí, surgiram estudos sobre as políticas e a gestão nessa organização. Esta investigação focaliza o processo de gestão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária no período de 1999 a 2005. A pergunta central é “Como se realiza o processo de gestão na Anvisa?” Para responder a essa indagação, foram identificados quatro objetivos: a) identificar e analisar os aspectos político-organizacionais da gestão; b) identificar e analisar os tipos, formas e distribuição do poder no seu processo de gestão; c) discutir o papel da burocracia, do poder e dos atores políticos no processo de gestão; d) analisar as relações das políticas de governo e das políticas internacionais sobre a gestão da Vigilância Sanitária, no âmbito federal. O processo de gestão foi analisado a partir dos conceitos de poder, burocracia e de instituições hipercomplexas. Foi realizado um estudo de caso tipo exploratório, utilizando-se roteiro de entrevistas semi-estruturado, documentos institucionais e noticias de jornais. Os resultados revelaram que a criação e desenvolvimento da Anvisa foram devido a um momento político da sociedade brasileira, cujo contexto sócio-sanitário nacional e internacional e de aspectos relacionados à natureza da vigilância sanitária federal conformaram o processo de gestão dessa organização ao longo da sua existência. O poder originado dentro e fora da Agência possibilitou a construção de projetos institucionais significativos em respostas aos diversos tipos de influências e pressões.
Palavras-chave: Vigilância Sanitária
Política e Gestão em Saúde
Agências Reguladoras
Poder
Burocracia
Sanitary Surveillance
Management and Health Policy
Regulating Agencies
Power
Bureaucracy
Editora / Evento / Instituição: Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, como parte dos requisitos para obtenção do título de Doutora em Saúde Pública.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11386
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Tese (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Ana Souto pdf.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.