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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11298
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Souza, Maria Carmem Jacob de | - |
dc.contributor.author | Costa, Fábio Freire da | - |
dc.creator | Costa, Fábio Freire da | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-24T13:54:12Z | - |
dc.date.available | 2013-05-24T13:54:12Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11298 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação objetiva discorrer sobre as funções que a música pop exerce na narrativa de um filme. Afinal, ela opera uma série de papéis no universo cinematográfico, seja na produção de sentido de uma obra ao endereçá-lo a um público específico e que a usa como demarcadora cultural, seja como elemento fundamental para a própria narrativa fílmica, desempenhando ações, caracterizando personagens ou compondo climas. A meta é procurar apontar diferenças entre o uso da música pop e da música incidental de uso mais convencional, destacando questões que são peculiares apenas a primeira (usos culturais, intervenção das letras na narrativa, gêneros musicais etc.). O trabalho apresenta uma discussão do entorno midiático e dos aspectos plásticos que envolvem o uso da música pop no cinema, bem como sobre as funções que ela exerce na narrativa fílmica, levando-se em consideração as propostas estéticas e questões econômicas e técnicas do tipo de filme que serve como recorte para a pesquisa, os chamados “filmes pop”. Ou seja, produções que retratam um cenário contemporâneo, urbano e com temáticas jovens, trazendo narrativas fragmentadas e que primam pelo excesso de elementos, além de articularem a música pop com elementos da cultura pop. A partir da prática recorrente do lançamento de álbuns de trilha sonora e da forma como a música pop é empregada como elemento narrativo e demarcador cultural, a pesquisa propõe uma análise midiática da trilha sonora dos filmes Pulp fiction, Trainspotting, Donnie Darko e 9 canções levando em consideração as funções exercidas, os gêneros musicais e os cenários que essas músicas agregam a essas produções. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Media products analysis | pt_BR |
dc.subject | Cultural industry | pt_BR |
dc.subject | Trilha sonora | pt_BR |
dc.subject | Música pop | pt_BR |
dc.subject | Indústria cultural | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Pop music | pt_BR |
dc.subject | Soundtrack | pt_BR |
dc.title | Poética do pop: a música como recurso narrativo no cinema contemporâneo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (POSCOM) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissert. Fabio Freire da Costa.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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