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dc.contributor.advisorCouto, Edvaldo Souza-
dc.contributor.authorPalacios, Annamaria da Rocha Jatobá-
dc.creatorPalacios, Annamaria da Rocha Jatobá-
dc.date.accessioned2013-05-24T13:40:57Z-
dc.date.available2013-05-24T13:40:57Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11292-
dc.description.abstractO trabalho investigativo identifica como as marcas discursivas de tempo, juventude e saúde participam da construção do universo enunciativo da publicidade impressa de cosméticos, produzida na década de 90 e veiculada nas revistas femininas brasileiras Elle, Marie Claire e Claudia. Em perspectiva analítica, aborda, inicialmente, os três principais marcos teóricos da pesquisa: a) insere o tempo como categoria social e foco central de análise para o entendimento das transformações sociais nas últimas décadas do século XX; b) discute o conceito de saúde perfeita e modelos que sugerem novas maneiras de se tratar o corpo, a saúde e a beleza, na cultura contemporânea; c) situa criticamente o papel da publicidade como uma prática que reforça e instaura matrizes de sentidos e percepções sociais na atualidade. Em um segundo momento, explicita e justifica o compromisso teórico-metodológico, preferencial mas não esxclusivo, com a prática instrumental e analítica da análise de discurso. Em um terceiro momento, aborda aspectos do amplo universo discursivo da publicidade contemporânea. Ao final, realiza a análise dos anúncios publicitários de cosméticos que compõem o corpus da pesquisa, à luz do referencial teórico-metodológico apresentado ao longo do trabalho. A análise traz à mostra alguns mecanismos específicos de funcionamento da publicidade de cosméticos, ao mesmo tempo em que confirma e elucida princípios norteadores da prática discursiva e social da publicidade contemporânea.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneaspt_BR
dc.subjectCommunication and contemporary culturept_BR
dc.subjectLingüística e análise de discursopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectRevistas femininaspt_BR
dc.subjectCosméticospt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectTempo, juventude e saúdept_BR
dc.subjectComunicação e cultura contemporâneaspt_BR
dc.subjectTime and contemporaneitypt_BR
dc.subjectUtopia of perfect healthpt_BR
dc.subjectAdvertisingpt_BR
dc.subjectCosmeticspt_BR
dc.subjectLinguistics and discourse analysispt_BR
dc.titleAs marcas na pele, as marcas no texto: sentidos de tempo, juventude e saúde na publicidade de cosméticos em revistas femininas durante a década de 90.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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