Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11253
Tipo: Tese
Título: Cultura de resistência e resistência de uma identidade cultural: a santería cubana e o candomblé brasileiro, (1950-2000).
Autor(es): Limonta, Ileana de las Mercedes Hodge
Autor(es): Limonta, Ileana de las Mercedes Hodge
Abstract: Esta tese tem como enfoque o estudo comparativo da Santería cubana e dos Candomblés brasileiros de tradição iorubá. O objetivo foi estudar os perfis identitários destas expressões religiosas de matriz africana, como cultura de resistência ante uma cultura imposta durante séculos de colonialismo pelas elites do poder, no período histórico que vai de 1950 a 2000. Teve-se em vista os mecanismos de enfrentamento ou confrontação que estas religiosidades criaram como via de defesa e inserção social. Tentamos desvendar, na medida do possível e de forma comparativa, as relações políticas e a incidência sócio-cultural no entorno social em que atuaram estas expressões em Cuba e no Brasil, conhecendo de antemão a influência que tradicionalmente elas têm exercido na esfera da consciência individual dos iniciados em seus cultos religiosos. Temas como: africanidade, etnicidade, cultura, resistência, poder e repressão foram analisados em função da estrutura religiosa da Santería e do Candomblé, em contrate com a realidade social que enfrentaram nos países para onde foram transplantadas. Esta estrutura teve como núcleo principal a família religiosa em uma intrincada rede de sociabilidades, que encontrou e ainda encontra nos terreiros e nas casas-templo o ambiente propício para recriar os elementos culturais africanos que sustentam, como parte do continuum das tradições culturais herdadas dos africanos, que buscaram e encontraram um lugar na história e identidade nacional cubana e brasileira, como expressões religiosas de resistência em defesa da identidade cultural.
Palavras-chave: Santería
Candomblé
Cultura de resistência
Repressão
Identidade religiosa
Repression
Culture of resistance
Religious identity
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós- Graduação em História da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11253
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Tese (PPGH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Ileana Limonta1.pdfParte 18,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tese Ileana Limonta2.pdfParte 25,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tese Ileana Limonta3.pdfParte 33,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.