Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11103
Tipo: Tese
Título: Efeitos do imiquimode e do laser em baixa intensidade (ʎ660nm) no câncer quimicamente induzido em mucosa oral de hamsters
Autor(es): Monteiro, Juliana Santos de Carvalho
Autor(es): Monteiro, Juliana Santos de Carvalho
Abstract: O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do imiquimode e do laser (ʎ660nm) no câncer quimicamente induzido em mucosa oral de hamsters sírios dourados. Foram utilizados 25 hamsters nos quais as lesões de câncer foram quimicamente induzidas na mucosa jugal direita através de aplicações do carcinógeno DMBA (9,10-Dimetil-1,2-Benzantraceno) três vezes por semana, durante oito semanas. A distribuição dos animais foi feita aleatoriamente em cinco grupos de estudo, com cinco animais em cada (1) Controle I (sacrifício 48h após a carcinogênese química), (2) Controle II (sacrifício quatro semanas após a carcinogênese química), (3) Laser, (4) Imiquimode, (5) Imiquimode e laser. A terapia com imiquimode foi realizada três vezes semanais durante o período de quatro semanas e a fototerapia laser, a cada 48 horas pelo mesmo período, utilizando um Laser diodo (Bio Wave, Kondortech, São Paulo, SP, Brasil, λ660nm, 50mW, CW, 95 J/cm2, 6,65J, 714,2mW/cm2, 133s, ϕ 3mm, 0,07cm2). As amostras foram processadas usando coloração de rotina e imunoistoquímica para proteína S-100 visando à detecção de células dendríticas. Os resultados histológicos e imunoistoquímicos dos grupos controle e o grupo com laser resultaram em 100% de tumores malignos e ausência de células dendríticas S-100+ no estroma tumoral. O grupo tratado com imiquimode demonstrou 60% de animais sem malignidade, e presença de células dendríticas S-100+ tanto no estroma dos tumores, quanto nas displasias. E o grupo tratado com imiquimode e laser apresentou 40% de tumores malignos e células dendríticas S-100+ pouquíssimas ou ausentes. O tratamento com Imiquimode demonstrou a presença de lesões displásicas discretas, bem como um aumento do número de células dendríticas S-100+ nas áreas de lesão, e isto poderia significar uma maior ação do sistema imune no combate ao tumor, no entanto sua associação com o laser precisa ser melhor investigada.
Palavras-chave: Lasers
Câncer de Boca
9,10-Dimetil-1,2-Benzantraceno
Imiquimode
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11103
Data do documento: 17-Mai-2013
Aparece nas coleções:Tese (LASER)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_ODONTO_Juliana Monteiro.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.