Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11057
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Recorrência de febre reumática em uma população ambulatorial em Salvador (Bahia): associação com dados clínicos e epidemiológicos
Autor(es): Santos, Jessica Mendes
Autor(es): Santos, Jessica Mendes
Abstract: Recorrência de Febre Reumática em uma população ambulatorial em Salvador (Bahia): associação com dados clínicos e epidemiológicos Introdução: A febre reumática é uma doença decorrente de resposta imune tardia secundária a infecção prévia das vias aéreas superiores por estreptococos beta-hemolíticos do grupo A em grupo populacional predisposto. O diagnóstico da FR é clínico e o “padrão-ouro” são os critérios de Jones modificados em 1992 pela American Heart Association para o 1º surto e os revisados pela OMS em 2004 para os casos de recorrência. É feita profilaxia primária para evitar casos de FR e a secundária para prevenir a recorrência de FR e reduzir gravidade da cardiopatia já existente. Sendo a principal causa de valvulopatia no Brasil, é um problema de saúde pública e custo elevado ao Estado na medida em leva os pacientes para cirurgia de troca valvar. Na literatura, atualmente, não há referência de estudos com avaliação do padrão e os fatores associados à recorrência da febre reumática na Bahia. Objetivo: Avaliar dados qualitativos e quantitativos de casos de recorrência de febre reumática em pacientes atualmente atendidos no ambulatório de febre reumática do Pavilhão de Ambulatórios Professor Magalhães Neto. Métodos: Foi realizado um estudo do tipo caso-controle de uma cohort de prognóstico desenvolvido no ambulatório de febre reumática, onde são acompanhados 148. Foi utilizada proporção de 3 controles (sem recorrência de FR) para 1 caso (com recorrência de FR), pareados pelo critério de idade, sendo extraídos 87 pacientes. Resultados: As variáveis número de pessoas por cômodo na moradia, tipo de moradia, sexo, raça, frequência de amigdalites, nível de escolaridade e renda familiar foram semelhantes entre os grupos. Apresentaram significância estatística a não adesão à profilaxia (OR 5,98; p=0, 05), presença de IC (OR 3,83; p=0, 015) e idade de admissão no ambulatório (16, 45 ± 9, 25 versus 24,16 ± 13,01 anos; p=0, 013). Conclusões: Os resultados sugerem que na nossa população, idade mais jovem, má adesão à profilaxia e presença de IC são os principais fatores de risco para recorrência de FR.
Palavras-chave: Febre reumática - Salvador(Bahia)
Cardiopatias
Epidemiologia
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11057
Data do documento: 16-Mai-2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jessica Mendes Santos.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.