Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Telles, Lígia Guimarães | - |
dc.contributor.author | Pereira, Fernanda Mota | - |
dc.creator | Pereira, Fernanda Mota | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-16T17:13:18Z | - |
dc.date.available | 2013-05-16T17:13:18Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10967 | - |
dc.description | 142f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como tema a memória em sua relação com as configurações e reconfigurações do sujeito estético, em especial, dos protagonistas, nos romances Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf, e Meu Amigo Marcel Proust Romance, de Judith Grossmann. A partir desse eixo, ou seja, a memória subjetiva, enfocada no primeiro capítulo, foram abordadas duas outras categorias de memória, que compõem dois capítulos da dissertação, a saber, a cultural e a de leituras. Categorias que foram discutidas separadamente apenas por uma questão didática, uma vez que elas se entrecruzam no processo de constituição da subjetividade. No tocante ao sujeito, nesta dissertação, optou-se por estudá-lo no âmbito estético, embora, em alguns momentos, desconsiderando o recorte da pesquisa, tenham sido tecidas breves considerações sobre as escritoras. Constituíram como objetos de investigação, também, aspectos da modernidade e da pós-modernidade, pensados através de Mrs. Dalloway e Meu Amigo Marcel Proust Romance, respectivamente, considerando a relação entre tais contextos e a identidade das personagens nesses romances. Questões que foram desenvolvidos, principalmente, no primeiro e no segundo capítulo, por versarem sobre identidade e contexto cultural. É pertinente ressaltar que as reflexões sobre esses contextos consideraram traços modernos que incidem na narrativa de Judith Grossmann, e pósmodernos, presentes no texto de Virginia Woolf. Tal investigação envolveu, também, a relação que as personagens têm com o tempo, que é categorizado em mítico e linear, seguindo os tipos apresentados por Alfredo Bosi (1992), e o tempo monumental, definido por Paul Ricoeur (1997), que interferem na constituição dos sujeitos estéticos e em sua postura diante do mundo e da arte, em específico, a literária. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Memórias | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Modernidade | pt_BR |
dc.subject | Pós-modernidade | pt_BR |
dc.subject | Memory | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Subjectivity | pt_BR |
dc.subject | Modernity | pt_BR |
dc.subject | Art | pt_BR |
dc.subject | Post-modernity | pt_BR |
dc.title | Memórias de vi(n)das nos tempos de Mrs. Dalloway e meu amigo Marcel Proust romance | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLL)
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