Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10966
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Iracema Luiza de-
dc.contributor.authorLima, Maria Nazaré Mota de-
dc.creatorLima, Maria Nazaré Mota de-
dc.date.accessioned2013-05-16T17:11:04Z-
dc.date.available2013-05-16T17:11:04Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10966-
dc.description.abstractA tese aborda a questão das identidades na Formação de Professoras sobre História e Cultura Afro-brasileira e Africana realizada pelo CEAFRO, programa do Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia - CEAO/UFBA, voltado para a educação e profissionalização para a igualdade racial e de gênero. Associando linguagem e educação, teoricamente, o estudo filia-se à Lingüística Aplicada, articulando conhecimentos gerados na Análise Crítica do Discurso, nos Estudos Culturais, na Educação Anti-Racismo e nas Ciências Sociais. Para focalizar os etnométodos construídos durante a Formação de Professoras para implementação da Lei 10.639/03, realizei entrevistas com formadoras e professoras, sessões de Grupo Focal e consulta a fontes documentais, mostrando a relação de suas identidades com o processo formativo no Programa. A pesquisa traz relatos das entrevistadas sobre si e sobre o processo de que participaram e explora aspectos da Formação analisada que podem ser incorporados ao currículo da Formação Inicial e Continuada de Professores/as a respeito de relações raciais. A criação de vínculos e de relações horizontais entre formadoras e professoras, a distinção entre formação e militância, os desafios enfrentados no processo formativo são discutidos, evidenciando, a partir daí, como ter as professoras como aliadas na reversão do racismo pela educação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBApt_BR
dc.subjectDiscurso e poderpt_BR
dc.subjectFormação de professoraspt_BR
dc.subjectIdentidade étnico-racialpt_BR
dc.subjectDiscourse and powerpt_BR
dc.subjectTraining of teacherspt_BR
dc.subjectEthnic and racial identitypt_BR
dc.titleIdentidades e cultura afro-brasileira : a formação de professoras na escola e na universidade.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Nazare Mota de Lima.pdf906,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.