Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10966
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza, Iracema Luiza de | - |
dc.contributor.author | Lima, Maria Nazaré Mota de | - |
dc.creator | Lima, Maria Nazaré Mota de | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-16T17:11:04Z | - |
dc.date.available | 2013-05-16T17:11:04Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10966 | - |
dc.description.abstract | A tese aborda a questão das identidades na Formação de Professoras sobre História e Cultura Afro-brasileira e Africana realizada pelo CEAFRO, programa do Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia - CEAO/UFBA, voltado para a educação e profissionalização para a igualdade racial e de gênero. Associando linguagem e educação, teoricamente, o estudo filia-se à Lingüística Aplicada, articulando conhecimentos gerados na Análise Crítica do Discurso, nos Estudos Culturais, na Educação Anti-Racismo e nas Ciências Sociais. Para focalizar os etnométodos construídos durante a Formação de Professoras para implementação da Lei 10.639/03, realizei entrevistas com formadoras e professoras, sessões de Grupo Focal e consulta a fontes documentais, mostrando a relação de suas identidades com o processo formativo no Programa. A pesquisa traz relatos das entrevistadas sobre si e sobre o processo de que participaram e explora aspectos da Formação analisada que podem ser incorporados ao currículo da Formação Inicial e Continuada de Professores/as a respeito de relações raciais. A criação de vínculos e de relações horizontais entre formadoras e professoras, a distinção entre formação e militância, os desafios enfrentados no processo formativo são discutidos, evidenciando, a partir daí, como ter as professoras como aliadas na reversão do racismo pela educação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Discurso e poder | pt_BR |
dc.subject | Formação de professoras | pt_BR |
dc.subject | Identidade étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Discourse and power | pt_BR |
dc.subject | Training of teachers | pt_BR |
dc.subject | Ethnic and racial identity | pt_BR |
dc.title | Identidades e cultura afro-brasileira : a formação de professoras na escola e na universidade. | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGLL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Nazare Mota de Lima.pdf | 906,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.