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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10961
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Souza, Iracema Luiza de | - |
dc.contributor.author | Anjos, Maria Noêmia Côrtes dos | - |
dc.creator | Anjos, Maria Noêmia Côrtes dos | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-16T17:06:45Z | - |
dc.date.available | 2013-05-16T17:06:45Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10961 | - |
dc.description.abstract | Admitida como um traço essencial da linguagem humana, a subjetividade é estudada em suas formas de expressão neste trabalho. Procura-se averiguar em um corpus constituído de textos escritos por crianças de classes sociais diferentes da terceira e da quarta séries do ensino fundamental de duas escolas da cidade de Salvador, Brasil, como o sujeito revela, nos textos, a sua visão de mundo. A construção do sentido do texto é vista numa perspectiva intersubjetiva, que não anula o sujeito, mas o considera numa relação dialógica. A linguagem deixa de ser apenas comunicação para ser sobretudo interação, e o sujeito é aquele que constrói o sentido, considerando os fatores co(n)textuais. Além de ser analisada a revelação do sujeito social no tratamento do tema e no desempenho lingüístico, examina-se a expressão da subjetividade na construção das referências, com ênfase no estudo da dêixis, indicação dos elementos participantes da enunciação, e da dêixis discursiva. A argumentação é estudada em relação à enunciação numa perspectiva estrutural e tratada como traço inerente à linguagem humana. Analisa-se a intencionalidade na argumentação a partir da escolha das conjunções mas, porque, pois, por isso, se, e quando; de itens lexicais modalizadores representados por verbos, advérbios e predicados cristalizados; e dos nomes. A pesquisa é qualitativa e quantitativa, uma vez que se aplica a teoria a textos escritos pelas crianças, apresentando dados computados com a finalidade de comprovar a incidência de certos fenômenos em relação à série, ao tipo de texto e a classe social. No corpus analisado, as crianças demonstraram competência para utilizar os seguintes processos de construção de referências: nomes genéricos; pronomes pessoais; demonstrativos e nominalizações independentemente de classe social ou tipo de texto. Quanto à dêixis, não só os dêiticos que remetem à enunciação foram importantes, mas também os dêiticos discursivos desempenharam papel de destaque nos textos. Para a argumentação, destacaram-se dentre as conjunções, o mas, os verbos modalizadores dever, poder, querer, e saber em expressões perifrásticas e o verbo de atitude proposicional achar. Ainda, na argumentação, destacou-se o uso de substantivos e adjetivos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Texto | pt_BR |
dc.title | A expressão da subjetividade: um estudo da produção escrita na escola fundamental. | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGLL) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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