Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10957
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pondé, Serafina Maria de Souza | - |
dc.contributor.author | Lisbôa, Isolda Veronese Moniz Vianna | - |
dc.creator | Lisbôa, Isolda Veronese Moniz Vianna | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-16T17:03:45Z | - |
dc.date.available | 2013-05-16T17:03:45Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10957 | - |
dc.description | 97f. | pt_BR |
dc.description.abstract | A importância do papel do léxico no ensino e aprendizagem de 2ª língua ? inglês é um tema que vem crescendo em número de pesquisas e apresentações nos últimos anos, revelando uma maior atenção e interesse sobre um componente ? o léxico ? que se julgava ser secundário no processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho segue esta tendência, na medida em que tem como objetivo comprovar a eficácia de técnicas de abordagem lexical no desenvolvimento da competência lexical dos aprendizes do inglês como língua estrangeira. O método de abordagem utilizado foi o hipotético-dedutivo. Na pesquisa ação desenvolvida, os grupos foram selecionados por nível de proficiência. O tratamento estatístico aplicado foi o projeto antes-depois com grupo de controle. A análise por comparação quantitativa e qualitativa, em diferentes estágios da pesquisa, revelou resultado positivo, apontando um desenvolvimento da competência lexical dos aprendizes, por meio da diminuição do número de erros de ordem lexical cometidos ? em três das quatro variáveis pesquisadas ? e por conscientização dos alunos da existência e importância das preferências colocacionais no desenvolvimento de suas competências lexicais. O trabalho, no entanto, ao invés de conclusivo, abre uma perspectiva de se ampliar os estudos sobre o tema, privilegiando o ensino e aprendizagem de 2ª língua? inglês. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Léxico | pt_BR |
dc.subject | Preferências colocacionais | pt_BR |
dc.subject | Competência lexical | pt_BR |
dc.subject | Abordagem lexical | pt_BR |
dc.subject | Lexical approach | pt_BR |
dc.subject | Lexical competence | pt_BR |
dc.subject | Collocation | pt_BR |
dc.subject | Lexis | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa - Lexicologia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Falantes estrangeiros | pt_BR |
dc.title | O léxico no ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Isolda Lisbôa.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.