Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10903
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Ligia Maria Vieira da-
dc.contributor.authorEsperidião, Monique Azevedo-
dc.creatorEsperidião, Monique Azevedo-
dc.date.accessioned2013-05-13T13:45:26Z-
dc.date.available2013-05-13T13:45:26Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10903-
dc.descriptionp. 1-171pt_BR
dc.description.abstractO artigo pretende analisar comparativamente o julgamento de usuários sobre serviços da atenção básica do município de Salvador a partir de duas estratégias metodológicas distintas como forma de responder à questão sobre a elevada satisfação de usuários reportada na literatura especializada. Partiu-se do pressuposto que os estudos de satisfação de usuário apresentam uma formulação homóloga às sondagens de opinião, produzindo respostas forçadas, ou artefatos de pesquisa no sentido discutido por Bourdieu e Champagne. Dois modos distintos de abordagem ao usuário foram investigados: o primeiro deles consistiu em um inquérito em amostra de usuários da rede básica aos quais foi aplicado um questionário estruturado que interrogava sobre “expectativas” e a “satisfação” em situação de implantação ou não de projeto voltado para melhoria do acesso. A segunda abordagem correspondeu a um estudo de caso, realizado em uma unidade de saúde selecionada, a partir de entrevistas não dirigidas e realizadas nos domicílios. Os resultados do inquérito revelaram uma elevada satisfação dos usuários em relação aos serviços de saúde da rede básica de Salvador independente da situação de implantação do projeto e de seus resultados. O estudo de caso revelou diversas experiências negativas vivenciadas na unidade de saúde. Discute-se que a elevada satisfação parece corresponder simultaneamente à imposição de problemática por parte dos entrevistadores bem como resultado de um ajuste das necessidades às possibilidades.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPrograma de pós-graduação em Saúde Coletivapt_BR
dc.subjectSatisfação do usuáriopt_BR
dc.subjectAvaliação em saúdept_BR
dc.subjectSondagens de opiniãopt_BR
dc.subjectAtenção básicapt_BR
dc.subjectUser satisfactionpt_BR
dc.subjectHealth evaluationpt_BR
dc.subjectOpinion searchpt_BR
dc.subjectPrimary healthpt_BR
dc.subjectSaude publicapt_BR
dc.titleO usuário e o julgamento dos serviços de saúde.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Appears in Collections:Tese (ISC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
111111.pdf774,01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.