Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10855
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTeixeira, Carmen Fontes de Souza-
dc.contributor.authorMedina, Walberto Herrera-
dc.creatorMedina, Walberto Herrera-
dc.date.accessioned2013-05-11T15:17:07Z-
dc.date.available2013-05-11T15:17:07Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10855-
dc.descriptionp. 1-129pt_BR
dc.description.abstractA necessidade de mudança das práticas dos agentes da saúde, na procura dos profissionais requeridos pelo Sistema Único de Saúde do Brasil, motivou, em 1997, o surgimento dos Pólos de Capacitação, Formação e Educação Permanente, como estratégica valida para a construção do sujeito das novas práticas. No presente trabalho, tomando o Pólo de Capacitação da Bahia como caso de estudo e, partindo do pressuposto que ?o currículo determina o perfil dos egressos?, se descreve e analisa os cursos de especialização desenvolvidos pelo Pólo, tendo aos currículos implementados nesses cursos como objeto de estudo. Assim, apoiado nas teorias de currículo e nas diferentes teorias do conhecimento foi possível analisar os currículos no seu contexto político-institucional e revelar a importância da coerência da prática docente com a proposta curricular no sucesso da formação desses profissionais. Pois, embora o contexto demarcado pelas políticas públicas dos setores saúde e educação tenha sido favorável à estratégia dos Pólos, práticas docentes dissonantes com a proposta curricular dificultaram o bom desempenho dos currículos. De sorte que, de seis propostas curriculares coerentes com as políticas dos setores saúde e educação, apenas uma, aquela onde houve harmonia entre a proposta curricular e a prática docente, foi bem sucedida.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPrograma de pós-graduação em Saúde Coletivapt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectRecursos humanos em saúdept_BR
dc.subjectSaude publicapt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectSaúde da famíliapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormationpt_BR
dc.subjectFamily healthpt_BR
dc.titleFormação dos profissionais de saúde: uma análise dos cursos de especialização do Pólo de Capacitação, Formação e Educação Permanente para Saúde da Família-Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
44444444444444444.pdf648,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.