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dc.contributor.advisorSouza, Iracema Luiza de-
dc.contributor.authorAlmeida, Laura Camila Braz de-
dc.creatorAlmeida, Laura Camila Braz de-
dc.date.accessioned2013-05-10T17:32:23Z-
dc.date.available2013-05-10T17:32:23Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10819-
dc.description.abstractO objeto de estudo na tese “A avaliação da produção escrita na aprendizagem de Português LE/L2” diz respeito ao funcionamento da avaliação das habilidades de produção textual de alunos de Português L2/LE. A tese aqui resumida trata da avaliação da aprendizagem de Português L2/LE. Em particular, refere-se à análise da avaliação de proficiência de estudantes de PLE/PL2, no que tange as suas habilidades de produção textual. Pretende-se identificar o tipo de avaliação que conduz ao melhor desempenho do aprendiz, tomando por base as habilidades de produção escrita. A população é constituída por alunos do nível intermediário da Universidade Federal da Bahia, no Brasil (G1/L2) e da Faculté de Langues et Lettres de l’Université de Poitiers, na França (G2/LE). Para a coleta de dados, foram usados os seguintes instrumentos: 1. as avaliações diagnóstica, formativa e somativa construídas pelos alunos da UFBA, onde a pesquisadora era a professora; 2. as avaliações diagnóstica e somativa produzidas pelos alunos da Universidade de Poitiers, na França, onde a pesquisadora era apenas observadora; 3. questionário dos alunos desses dois cenários. Apresentam-se os seguintes questionamentos para a investigação: 1. No que tange à produção escrita, o desenvolvimento da avaliação integrada ao processo de ensino e aprendizagem produz melhores resultados que a avaliação somativa? 2. Que categorias analíticas precisam ser definidas para a avaliação das habilidades de produção escrita? No contexto observado, os resultados desse estudo mostram que o desenvolvimento da avaliação integrada ao processo de ensino e aprendizagem produz melhores resultados que a avaliação somativa. No G1/L2, torna-se evidente a funcionalidade da avaliação formativa, quando os aprendizes começam sua preparação para autodirecionar seu aprendizado da escrita. No G2/LE, não houve avaliação formativa. O progresso no desempenho dos estudantes foi observado a partir da avaliação diagnóstica e da somativa. Quando se comparam os resultados da avaliação diagnóstica aos da avaliação somativa do G2/LE, evidencia-se que não houve progresso no desempenho dos estudantes. É importante relacionar a avaliação com o ensino/ aprendizagem da língua estrangeira. Assim, uma pesquisa que define por objeto a avaliação da compreensão e produção de textos escritos no ensino e aprendizagem de português para estrangeiros revestese de grande relevância para o desenvolvimento dos estudos numa área ainda pouco explorada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBApt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem de português para estrangeiropt_BR
dc.subjectAvaliação da compreensão e produção escritapt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectL’enseignement et l’apprentissage du portugais pour les étrangerspt_BR
dc.subjectL’évaluation de la compréhension et production écritept_BR
dc.subjectLinguistique appliquéept_BR
dc.titleA avaliação da produção escrita na aprendizagem de português LE/L2pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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